• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Terremoto de magnitude 6,1 no Afeganistão deixa mais de 900 mortos, segundo autoridades

Segundo as autoridades do país, mais de 600 pessoas ficaram feridos após o tremor desta quarta-feira (22)


CNN

Publicada em: 22/06/2022 09:36:47 - Atualizado

MUNDO: Um terremoto de magnitude 6,1 na escala Richter matou mais de 900 pessoas no Afeganistão nesta quarta-feira (22), disseram as autoridades do país, acrescentando que mais de 600 ficaram feridos e verificações estão sendo realizadas para ver se o número de vítimas pode aumentar.

O tremor ocorreu a cerca de 44 quilômetros da cidade de Khost, perto da fronteira com o Paquistão, a uma profundidade de 51 quilômetros, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O tremor foi sentido por cerca de 119 milhões de pessoas no Paquistão, Afeganistão e Índia, disse o Centro Sismológico Europeu nas redes sociais.

Fotografias publicadas pela mídia afegã mostraram casas reduzidas a escombros.

O chefe de gerenciamento de desastres naturais do governo talibã, Mohammad Nassim Haqqani, disse que a maioria das mortes ocorreu na província de Paktika, onde 100 pessoas morreram e 250 ficaram feridas.

Outras 25 pessoas foram mortas em Khost e cinco na província de Nangarhar, disse ele, acrescentando que investigações estão sendo conduzidas para determinar se há mais vítimas.

Não houve relatos imediatos de danos ou vítimas no Paquistão.

O desastre ocorre no momento em que o Afeganistão enfrenta uma grave crise econômica desde que o Talibã assumiu o poder em agosto do ano passado, quando as forças internacionais lideradas pelos EUA se retiraram do país após duas décadas de guerra.

Em resposta à tomada do Talibã, muitos governos impuseram sanções ao setor bancário do Afeganistão e cortaram bilhões de dólares em ajuda financeira.


Fale conosco