• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Operação da PC/RO RO investiga desvio de insumos médicos

A investigação foi iniciada após a notícia de que um dos servidores vinculado a SESAU estaria desviando insumos médicos das unidades públicas de saúde...


PC

Publicada em: 07/05/2021 11:26:13 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: Na quinta-feira (06) a Polícia Civil do estado de Rondônia, por meio da DRACO e com apoio da DRLD e DECOR, deflagrou deu cumprimento ao mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara Criminal da comarca de Porto Velho, visando apurar possível desvio de materiais dos hospitais públicos do estado e de sua capital.

Trata-se da primeira fase da operação denominada ZOÉS, e teve como resultado a apreensão de materiais pertencentes tanto ao Hospital de Base como a Maternidade Municipal, dentre eles: bomba infusora; monitor multiparâmetro portátil; sensor de oximetria portátil; hamper; eletrocaridiógrafo, lençóis timbrados, além de diversos outros aparelhos cuja origem ainda está sendo apurada com o apoio dos servidores lotados nos setores de patrimônio do estado e das unidades médicas interessadas.

A investigação foi iniciada após a notícia de que um dos servidores vinculado a SESAU estaria desviando insumos médicos das unidades públicas de saúde, para serem utilizados nas aulas ministradas em seus cursos particulares. 

Esta conduta se torna muito grave, na medida em que, a exemplo da bomba infusora recuperada, há produtos diretamente utilizados em pacientes que contraíram a forma mais grave da COVID 19. Ao que se tem notícia, o estado de Rondônia está adquirindo bombas infusoras com o propósito de atender a crescente demanda de suas UTI’s.

A investigação prossegue no sentido de certificar a procedência de todos os produtos recuperados, bem como, retornar ao uso público aqueles aparelhos já identificados e alcançar demais envolvidos.

Importante repetir que a operação ocorre em um período extremamente sensível para a saúde pública mundial, de maneira especial, para o estado de Rondônia, onde a pandemia tem afetado duramente toda a população. 

O nome ZOÉS faz alusão as milhares de pessoas que se foram e daquelas que suportaram a perda de seus entes queridos, muitos destes casos, decorrentes de atos egoístas protagonizados por pessoas que desviam os parcos recursos públicos destinados a saúde pública e ao combate de tão deletério evento.


Fale conosco