• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de abril de 2024

Homem que caiu 18m após morador cortar corda foi salvo por trava de prédio em Curitiba

Trabalhador afirmou, em depoimento, que só não caiu após morador da cobertura cortar corda por conta do dispositivo de segurança


METROPOLES

Publicada em: 28/03/2024 11:07:12 - Atualizado


BRASIL: Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), o trabalhador que limpava a fachada de um prédio em Curitiba (PR) e estava a 18 metros de altura quando um morador da cobertura cortou a corda de proteção que o sustentava, disse, em depoimento, que só não caiu por conta do dispositivo de segurança.

A peça a que o trabalhador se referiu se chama, na segurança do trabalho, trava-quedas. O dispositivo impede que a corda escorregue quando há uma deslocamento vertical rápido. O equipamento ainda conta com cordão de aço, conhecido como “linha de vida”, que vai do topo do prédio até sua base. É nesse cabo que o “trava-quedas” é fixado. O dispositivo, então, é preso ao profissional.

A vítima relatou à polícia que percebeu que a corda principal ficou frouxa. Foi quando o supervisor o informou que o morador da cobertura estava cortando as cordas.

Com a queda, o dispositivo de segurança dele foi acionado e o trabalhador desceu do prédio fazendo rapel ao utilizar a “linha de vida”.



Fale conosco