• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

IFRO inaugura novas instalações do campus nesta segunda-feira


Assessoria

Publicada em: 25/11/2019 08:49:43 - Atualizado

CACOAL RO - Nesta segunda-feira (25), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, inaugura novas instalações na unidade. A solenidade será às 10h da manhã e ocorre no novo auditório do campus. Além do auditório, serão inaugurados o novo bloco administrativo e pedagógico, refeitório, salas de aulas e ampliação de laboratórios.

O diretor-Geral do Campus Cacoal, Davys Sleman de Negreiros, comenta: “parafraseando Padre Antonio Vieira ‘para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras’, obras como que estaremos entregando e nos acolherá a partir de agora em definitivo, aqui não estamos falando somente da belíssima estrutura física (prédio administrativo, refeitório, baterias de banheiros, 17 salas de aulas, ampliação dos laboratórios, aumento da questão energética e interligação dos setores por fibraóptica) e do vultoso investimento de mais de R$ 12 milhões, mas da ação de todos que nela trabalham e com muita garra e dedicação tem elevado o nome da Instituição, contribuindo para tornar esse sonho possível”.

O bloco administrativo e pedagógico tem como objetivo proporcionar aos servidores um amplo ambiente, organizado e estruturado, de modo que todo o trabalho administrativo se concentre num mesmo espaço, possibilitando a celeridade dos processos. Além de melhorias para os servidores, a entrega dessa obra possibilita também ao educando um espaço diversificado que viabiliza a troca de experiências e vivências, já que o prédio conta com uma espaçosa biblioteca, maior espaço para atendimento da Coordenação de Estágio e amplo auditório. “É uma alegria receber essas estruturas físicas, as quais oportunizarão um trabalho que, devido à inadequação das instalações onde nos encontrávamos, ficava prejudicado, mas que agora poderá se tornar excelente e com certeza será excelente”, afirma o Diretor.

Segundo o estudante Tiago Eutiquio Lemes Santana, “ter ingressado em uma graduação pelo IFRO foi o que determinou dar continuidade aos estudos ao invés de parar para trabalhar, pois além do curso superior ser gratuito a instituição ainda colabora com a minha permanência por meio das bolsas de programas como o PIBID e o Residência Pedagógica, além de auxílios como o PROCAT e PROMORE. O IFRO ainda proporciona o olhar para novas possibilidades com a participação em projetos de pesquisa/extensão e a apresentações em eventos e congressos, sendo possível sonhar em concluir uma graduação e iniciar um pós-graduação. É incrível a mudança na leitura de mundo que o IFRO promove, pois antes eu nem me interessava em ler e hoje tenho a oportunidade de estar escrevendo para capítulos de livro”.

Tiago ingressou na instituição no ano de 2016, quando já se encontrava em obras. “Foi uma grande alegria ao ver o refeitório funcionando pela primeira vez e durante esses quase quatro anos imaginava se iria ver as obras da entrada principal concluídas, agora estamos próximos da inauguração. A conclusão dessa obra é uma conquista de toda a comunidade escolar, que poderá desfrutar de um setor administrativo organizado, uma ampla biblioteca com salas para estudos e ainda a inauguração do tão esperado auditório”, afirma.

O Diretor de Ensino do Campus Cacoal, Eder Regiolli Dias, mostra ser gratificante ver um sonho ser concretizado.  “O Bloco Administrativo Pedagógico foi pensado em cada detalhe de seu espaço para que nossos estudantes e servidores possam ser beneficiados com a comodidade que o mesmo oferece, essa expansão de nosso campus significa mais conforto, comodidade e proporciona mais recursos pedagógicos aos nossos estudantes e servidores, com certeza esse ambiente harmonioso e aconchegante torna nosso campus mais acolhedor e isso certamente traz benefícios e bons resultados”.

Segundo Eder Dias, o prédio do Bloco Administrativo Pedagógico concretiza as possibilidades que o Campus Cacoal proporciona aos estudantes e servidores. “É mais segurança e acessibilidade em todos os aspectos. O novo auditório com poltronas bem confortáveis atende um público de pouco mais de 200 pessoas, muitos eventos que envolvem Ensino, Pesquisa e Extensão serão realizados neste local, já o novo espaço da Biblioteca proporciona toda comodidade que nossos estudantes precisavam, conseguimos também com esse projeto reunir as coordenações de nossos cursos em um mesmo espaço mais amplo sem paredes, isso é um ponto positivo no ponto de vista do ensino. Nossa busca agora é pela construção de um novo bloco com pelo menos 12 salas de aulas para atender futuramente o novo curso de Agronomia que pretendemos implantar no campus para atender melhor os estudantes que procuram o ensino superior do IFRO”, finaliza o professor Eder.


Fale conosco