• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Corpo de Euro Tourinho é velado na Maçonaria e sepultamento será às 16h

Pioneiro da comunicação rondoniense deu adeus à familiares, amigos e admiradores na noite dessa segunda-feira


Rondonoticias

Publicada em: 26/11/2019 11:13:44 - Atualizado

PORTO VELHO RO - A família do jornalista Euro Tourinho, confirmou que o velório do comunicador será velado a partir das 10 horas, desta terça feira, 26, na Loja Macônica União e Perseverança, localizada na Rua José Bonifácio - 333, esquina com a Dom Pedro II, ao lado da Catedral do Sagrado Coração de Jesus, no centro de Porto Velho.

O jornalista, um dos comunicadores mais antigos do Brasil e pioneiro da comunicação em Rondônia com 63 anos de atuação, morreu na noite dessa segunda-feira (25) aos 97 anos, após ser internado em um Hospital particular da capital com estado grave de pneumonia.

Também conforme Nota divulgada na manhã de hoje, os familiares informaram que o sepultamento de Euro Tourinho será ainda hoje às 16h30 no Cemitério Santo Antônio, também na capital do estado.

A morte do jornalista foi lamentada por autoridades de todo o estado e amigos mais próximos, que enalteceram a admiração pelo trabalho e serviços prestados por ele com amor e dedicação exaustiva em favor da boa comunicação rondoniense.

Trajetória
Nascido no dia 17 de janeiro de 1922, em Corumbá, no Estado do Mato Grosso, Euro Tourinho chegou nem Rondônia em 1932 com 10 anos de idade. Na ocasião, o pai dele, Homero de Castro Tourinho era fiscal de tributos da Receita do Estado do Mato Grosso e foi designado para trabalhar no antigo município de Santo Antonio, na época situado no extremo norte do Mato Grosso, do qual só restou a Igrejinha de Santo Antônio.

Entre os momentos marcantes da vida do jornalista, está a viagem de navio que durou quatro meses até Manaus, onde trabalhou em um seringal. Outro foi a entrega de um jornal para o ex-presidente Juscelino Kubistchek, que veio para Rondônia, no município de Vilhena, onde participou da derrubada de uma árvore, que autorizava a construção da BR-364, na época conhecida como BR-29.

No jornal Alto Madeira, fundado em 1917, Euro Tourinho iniciou como repórter no ano de 1950 e anos depois passou a editar e comandar o mais antigo jornal rondoniense. Ele assinava a coluna “Eurly Tourinho”, em homenagem sua filha.

O jornalista iniciou suas atividades no jornal Alto Madeira em 1950, assinando uma coluna com o pseudônimo “Eurly Tourinho”, nome da única filha mulher. Ele faria 98 anos de idade em janeiro próximo.

Em março de 2017, a vida de Euro Tourinho foi abalada com uma grande perda, da esposa, Maria Tourinho, que faleceu naquele ano, deixando uma lacuna imensa na vida do velho jornalista, cujo patrimônio maior sempre foi a família: (Euro Tourinho Filho, Euderson Tourinho, Eudes Tourinho, Euromar Kang Tourinho, Eurli Tourinho...)


Fale conosco