• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Família de mulher morta em hospital denuncia negligência


Folha do Sul

Publicada em: 18/03/2020 17:22:04 - Atualizado


VILHENA, RO - Uma irmã da auxiliar administrativo Renata Lima dos Santos, de 29 anos, que morreu no Hospital Regional de Vilhena, com suspeita de ter contraído dengue hemorrágica, entrou em contato com o FOLHA DO SUL ON LINE e anunciou que a família pretende ir à justiça contra a prefeitura.
 
De acordo com a familiar, Renata, moradora do Residencial União e mãe de uma menina de 08 anos, procurou a unidade de saúde ao sentir fortes dores abdominais. Ela também estava vomitando.
 
Nas três vezes em que esteve no HR, segundo relato da irmã, Renata foi medicada e mandada para casa. Na penúltima vez, ao perceber que, mesmo com a medicação, as dores persistiam, ela voltou à unidade, e foi atendida na emergência.
 
A irmã relata que a jovem deu entrada por volta do meio-dia, em 11 de março, e pouco depois das 19:00h, desmaiou na sala de medicação. Além de sofrer uma parada cardíaca, ela também teve um AVC.
 
Na sala vermelha, os médicos teriam conseguido, conforme conta a irmã, reanimar a paciente. Após o procedimento, ela foi colocada em coma induzido, mas morreu mais de quatro horas depois, sem ser levada para a UTI.
 
Para a família, houve negligência no atendimento a Renata. Nenhum ultrassom teria sido feito, e os profissionais, mesmo com o hemograma mostrando que ela estava com as plaquetas muito abaixo do normal, não a encaminharam para Porto Velho, única cidade de Rondônia onde o caso poderia ser resolvido.
 
“Se a equipe tivesse atendido corretamente, minha irmã ainda estaria entre nós. Já entregamos todas as provas ao advogado e pretendemos fazer justiça”, desabafou a entrevistada.
 
DENGUE HEMORRÁGICA
Embora no atestado de óbito de Renata conste, conforme garante a irmã, que a causa da morte poderia ser dengue hemorrágica, o exame confirmando ou descartando a suspeita ainda não ficou pronto.
 
Ainda assim, no entendimento da família, qualquer que seja o resultado do exame, o atendimento inadequado é que teria provocado a morte.
 
O OUTRO LADO
Ontem, logo após apurar os dados da denúncia, o FOLHA DO SUL ON LINE encaminhou a seguinte mensagem à equipe de Comunicação da prefeitura: “Atenção: a família da moça que morreu com suspeita de dengue hemorrágica vai processar a prefeitura por suposta negligência no Hospital Regional. Já a entrevistei e aguardo, até amanhã às 8:00h, a posição oficial do município sobre o caso”.
 
Duas horas após transcorrido o prazo dado pelo site, a resposta não foi enviada. Ainda assim, caso a prefeitura queira se manifestar, a FOLHA publicará o material remetido.
 


Fale conosco