• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Secretário de Saúde confirma a primeira morte por Coronavírus em Rondônia

O Secretário de Estado da Saúde, médico Fernando Máximo, anunciou durante entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda feira, 30...


Publicada em: 30/03/2020 17:42:17 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: O Secretário de Estado da Saúde, médico Fernando Máximo, anunciou durante entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda feira, 30, o primeiro caso da paciente que veio a óbito em decorrência do novo coronavírus no Estado.

A morte da primeira vítima, identificada como Geraldina R.R. de 66 anos, foi atestada no Centro de Medicina Tropical-CEMETRON, pela médica intensivista, Delma Conceição Pereira, com registro no Cremero 4377. 

O caso da paciente da capital, causou certa celeuma porque a profissional que atendeu Geraldina, não teria seguido os protocolos das autoridades sanitárias e atestou o óbito sem passar pelos exames específicos que comprovam a doença no Laboratório Cenetral - LACEN.

Ao se pronunciar o secretário disse: “Acabamos de receber os resultados. Infelizmente não temos uma boa notícia.  A primeira de uma paciente de 36 anos do município de Jaru, confimada para COVID-19. Já a senhora que veio a óbito em Porto Velho, tinha um histórico de problema pulmonar, não bem diagnosticado, não teve contato com pacientes infectados de COVID e também não viajou para fora do país. Teve outra paciente de Cacoal que faleceu ontem, mas não foi confirmado como sendo decorrente do novo coronavírus”.  

O caso havia sido noticiado no domingo, 29 em primeira mão pelo Rondonoticias. Confira o link.

http://www.rondonoticias.com.br/noticia/politica/37532/trapalhada-na-emissao-de-atestado-medico-pode-desmentir-estatistica-zero

Com a morte já confirmada oficialmente, o quadro em Rondônia ficou assim:

Foram realizados no LACEN 119 exames. Dos quais, 01 caso de óbito foi decorrente do coronavirus, 08 confirmados da doença e estão em tratamento. 358 foram descartados e 130 amostras estão aguardando exames de laboratório.


Fale conosco