• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de abril de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 25/12/2023 12:44:15 - Atualizado

1909 – Cândido Rondon, à frente da equipe instaladora da Linha Telegráfica Estratégica, iniciada em Cuiabá, chega a Santo Antonio.

1919 – O jornal Alto Madeira lança o concurso “A Senhorita mais bela de Santo Antônio”, cidade a 7 KM de Porto Velho.

1938 – O capitão Aluízio Ferreira é aceito como aluno da Escola de Armas do Exército.

1982 – O governador Jorge Teixeira divulga seus projetos para 1983, dentre eles realizar obras essenciais em Porto Velho, onde moradores sentem-se abandonados pelo Governo.

1982 - Duas declarações de Teixeira: 1) O Amazonas será redividido e criados 4 Territórios; 2) O Banco de Rondônia, Beron, será inaugurado, na festa do 1º ano do Estado, dia 4 de janeiro.

1982 – O Hospital de Base, em Porto Velho, está abandonado, e os funcionários em greve por falta de salários, enquanto o lixo e móveis imprestáveis tomam conta dos vários prédios do HB.

COMEMORE

Dia de Natal (data Cristã).

Católicos lembram Santa Anastásia, Beata Maria dos Apóstolos

BRASIL

1599 – Criada a vila de Natal (capital/RN). 1881 — Em Belém (PA) Júlio César Ribeiro de Sousa realiza do 1º de um balão dirigível, o Le Victoria, o 2º voo no mundo.

MUNDO

1 - Data tradicional do nascimento de Jesus de Nazaré para os cristãos ocidentais. 336 — Sob proteção do imperador Constantino, é a 1ª celebração do Natal em Roma. 1991 — Mikhail Gorbatchov renuncia à presidência da União Soviética, que desfaz a seguir.

FOTO DO DIA

O 1º NATAL DO ESTADO

Ainda não instalado, o Estado de Rondônia já era uma realidade desde o dia 17, com a lei assinada pelo presidente João Figueiredo.

Como em todos os outros natais desde quando a catedral do Sagrado Coração de Jesus foi inaugurada, o sacristão “Beleza” arrumou o presépio, e a missa do Galo foi celebrada no mesmo horário por Dom João Batista Costa, bispo prelado desde 1947, com a catedral superlotada, e na homilia lembrou a responsabilidade de cada um para a realidade nova, o Estado recém-criado.

No entanto, para muitos atores daqueles dias de preparação da instalação do Estado, aquele também foi um Natal bem diferente, para atender às muitas tarefas atribuídas visando dar um mínimo de estrutura a partir da data de 4 de janeiro, conforme estava previsto.

Bom a todos que leia essa coluna, um Bom Natal, mas que não se restrinja apenas ao ato mecânico de ir a uma igreja ou participar da ceia, porque o principal e o motivo da celebração, o Menino, nascido em Nazaré da Judéia, deve estar presente muito além da troca de presentes e dos tradicionais desejos de Feliz Natal.

Que a imagem do presépio não seja só uma olhada para ele, e vá muito mais.


Fale conosco