• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 28 de abril de 2024

O Dia na História - Fim do “franquismo” na Espanha - compilação de Lúcio Albuquerque


Redação

Publicada em: 30/12/2023 12:36:15 - Atualizado

PORTO VELHO –  RONDÔNIA: 1918 – Doentes vindos de Santa Rosa (BOL) estão trazendo a “gripe espanhola” para Abunã, onde há um pernoite do trem da EFMM, e isso preocupa muito moradores e autoridades. 1967 – Devido às chuvas e da situação das ruas de Porto Velho, a prova pedestre jornal “Alto Madeira”, dia 1º de janeiro, tem novo percurso, do KM 8 da BR-364 até a redação do jornal, na Rua Barão do Rio Branco. 1981 – O coronel Jorge Teixeira de Oliveira toma posse, perante o presidente João Figueiredo e vários ministros, como primeiro governador do Estado de Rondônia.

1985 – O deputado estadual Jô Yutaka Sato (PDS), vítima de acidente na BR-364, morre no HB. É o 1º a falecer no mandato. Eleito em 1982 (3.785 votos), foi um dos que escreveram a 1ª Constituição estadual.

1990 – Dois fatos: 1) O governador Jerônimo Santana não tem como pagar o 13º dos servidores; 2) Vândalos roubam ou rasuram milhares de documentos, livros e revistas da Biblioteca Municipal.

2008 – Criado o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Ji-Paraná

COMEMORE

1978 – Depois de quase 50 anos, a Espanha deixa de vez o “franquismo” e aprova nova Constituição.

Católicos celebram São Tomás Becket.

FOTO DO DIA

RÁDIO FALANTE, O BOM EXEMPLO

“Se todos fossem iguais a você” (Tom Jobim & Vinicius de Moraes). Apesar que para o modus vivendi brasileiro seria, e, cá para nós, seria mesmo muito chato.

Mas o poeta dispõe dessa “licença literária”, ainda que mais para a frente ele se arrependa e entenda que a diversidade é boa (desde que quem a pratique não abuse). E o que tem a Rádio Falante a ver com a música? Simples!

O projeto desenvolvido pela Escola “Orlando Freire” expandido a outras escolas, públicas e privadas, o sucesso obtido ali, com apoio da direção escolar e capitaneado pelo professor Reinaldo Ramos das Neves, vai render bons frutos ao público-alvo, alunos e gestores.

Pelo bom exemplo da “Orlando Freire”, é uma questão só de querer. O orgulho maior da “Falante” é isso alcançar bons resultados na Educação e na Cultura, ser tema de TCC do curso de Jornalismo e de pós-graduação.

Reinaldo lembra: “Merecemos destaque Portal do MEC, ter matérias veiculadas até fora de Rondônia e recebido apoio de autores diversos, incluído Paulo Coelho”.

(F. Arquivo Rádio Falante – equipe debatendo a programação)

FATOS

BRASIL

1978 – O presidente Ernesto Geisel revoga decretos de banimento aplicados pelo regime militar. 1903 – Nasce Cândido Portinari (+ 1962) um dos grandes nomes do modernismo na pintura. 1994 – O presidente Itamar Franco assina lei garantindo direito a pensão alimentícia e a herança a companheiros não casados.

MUNDO

1891 – Thomas Edison registra a patente do rádio. 2013 – O heptacampeão de F1a 1 Michael Schumacher, esquiando, sofre violento acidente que o tornou tetraplégico.


 


Fale conosco