• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de abril de 2024

CRÔNICA DE FIM DE ANO - O ANO SE ESVAI - por Arimar Souza de Sá

Chega, meu Deus, de tantas desavenças entre os povos, de conflitos entre irmãos da mesma língua e das mesmas miscigenadas origens...


Redação

Publicada em: 02/01/2024 12:20:36 - Atualizado

(Imagem: Canva)

CRÔNICA DE FIM DE ANO

Arimar Souza de Sá

O ANO SE ESVAI

Chegamos ao fim de mais uma jornada. O ano se esvai. Força, resiliência e sabedoria nas nossas escolhas darão o tom dos nossos próximos passos, nesse novo alvorecer.

Portanto, tchau 2.023, "vaza" tristeza! Some, chega de ser cruel! Passastes dos limites comigo levando meu ente querido, mas agora estou organizando meu espectro espiritual, mais animado, recomposto e, juro por Deus, nem sei se me lembro mais do que de ruim me fizestes...

Lembro apenas dos conflitos da terra, entre Hamas e Israel, e de um governo ruim para os brasileiros, perdulário, sobretudo para os mais necessitados.

Falta de comida na mesa, gêneros de primeira necessidade disparando, preço do arroz nas alturas, remédios e muita dor nos hospitais e nos guetos do país.

No Nordeste, a pobreza que fez o ‘L’, nem se diga, a barriga ronca fazendo cró, cró, cró, o desespero bate e sem ter a quem recorrer essa gente vai ficando com a esperança cada vez mais apodrecida.

Chega, meu Deus, de tantas desavenças entre os povos, de conflitos entre irmãos da mesma língua e das mesmas miscigenadas origens.

Que a liturgia, já, a partir de agora, seja de construção de diques, não de explosões de pontes e nem de ambulâncias ‘voando’ para os hospitais.

Que os sonhos dos homens sejam de união; que o ódio e as vinditas sejam sequestrados pelo amor; que os tijolos sejam erguidos para abrigar os desvalidos, nunca como barreiras para defesa dos canhões.

Que o novo ano seja do tamanho de um século e que se possa construir coisas novas para os homens, como o avanço, no conhecimento científico, das doenças geradas por vírus e bactérias, sejam eles de "olhinhos puxados" ou não.

Que se encontre formas de impedir a destruição da terra, com a diminuição de gases mortíferos e dos artefatos nucleares.

Que as geleiras dos polos Norte e Sul voltem a se solidificar; que as chuvas voltem aos seus ciclos normais para o belo florido do campo e sempre novo despertar desse maravilhoso, mas até então maltratado planeta, que o Criador nos presenteou para vivermos em paz e alegria.

Que no ambiente social, entre os povos, se encontre formas mais civilizatórias para a convivência humana, e que o Deus do universo seja um só.

Que se use menos palmatória, e se aplique mais amor na convivência entre as gerações.

Que os recursos gastos em guerra possam ser utilizados para debelar a fome do mundo, e que num ano se viva, finalmente, um século de amor e de esperança.

E que aqui, em nosso solo tupiniquim, a gastança, a desgovernança e as viagens às custas do erário para o exterior se esvaiam com o ano que finda, para que  a ‘esbanja’ não mais encontre motivos para debochar da cara dos brasileiros.

Que se crie novas vibrações, como, por exemplo, sai tristeza daqui! Dá espaço à alegria!

Menos milícias, mais presença segura do Estado; menos consumo de drogas, mais pratos cheios no seio da família; menos racismo, mais compreensão, menos ódio, mais liturgia do amor e o meu Mengão campeão.

E, se for possível, menos pedintes nas ruas, mais emprego, menos aumento de cadeias, mais educação para as crianças; menos escuridão, e sempre, sempre, mais LUZ e LUZ e LUZ!...

E, se for da insondável vontade divina, menos feminicídio, menos homicídio, menos furtos e menos corrupção, porque para estes itens só Deus.

Que os campos floridos do nosso Estado continuem multiplicando os frutos do agro e que a nossa capital, já vestida de asfalto e luz, tenha também um choque de limpeza em suas ruas.

No mais, saúde para mim, minha família e para todos os meus ouvintes do Programa A VOZ DO POVO. Aos internautas do RONDONOTICIAS, um ano de realizações pessoais, de paz na família e estômago cheio, e as tristezas, se as houver, que se lixem e sejam sequestradas para o infinito.

E que, nesse novo ano, arejemos o nosso espaço para que a felicidade nos encontre, entre, fique, e seja sempre companheira na realização dos nossos sonhos tão sonhados.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Amém!

O autor é advogado, jornalista e apresentador do Programa A VOZ DO POVO, da Rádio Caiari, 103,1

Email: arimardesa@hotmail.com


Fale conosco