• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 28 de abril de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 04/01/2024 11:33:39 - Atualizado

1933 – Lançada a pedra fundamental do colégio Dom Bosco, com 3 pisos, de frente para a catedral do Sagrado Coração de Jesus, obra tendo como responsáveis os padres João Nicolleti e Peixoto.

1974 – O decreto 73.413 (Protocolo Adicional ao Tratado de Petrópolis), autoriza construir a rodovia BR-425, de Guajará-Mirim à BR-364. É o começo do fim da circulação de trens da EFMM.

1976 – Sob a presidência do jornalista Euro Tourinho, a Associação dos Jornalistas Profissionais de Rondônia reúne para debater o projeto do estatuto da entidade.

1982 – Na sacada do Palácio Presidente Vargas, o ministro da Justiça Ibrahim Abi-Ackel, representando o presidente João Figueiredo, declara instalado o Estado de Rondônia.

1990 – O Estado completa 8 anos com os mesmos problemas de quando foi instalado, nas áreas de luz, educação e saúde, além de não organizar a distribuição de migrantes: ano passado chegaram 60 mil.

COMEMORE

Dia do Hemofílico. 1875 – Fundado o jornal “Província de São Paulo” cujo título mudou para “Estado de São Paulo.

BRASIL

1982 – O Território Federal de Rondônia deixa de existir e passa a ser Estado. 1839 — Nasce Casimiro de Abreu (+ 1860), poeta brasileiro. 1891 – Nasce o médico Manuel Dias de Abreu (+ 1962) que desenvolveu um método para tirar radiografias dos pulmões para o diagnóstico da tuberculose.

MUNDO

1809 — Nasce Louis Braille (+ 1852), educador e inventor do método Braille. 1958 — Sputnik 1 (URSS), o primeiro satélite artificial da Terra, faz sua reentrada na atmosfera terrestre e é pulverizado pelo atrito. Dia Mundial do Braille (ONU).

Católicos celebram Santa Ângela de Foligno, Santa Isabel Ana de Seton de

FOTO DO DIA

A ESTRELA GAMA DO CÃO MAIOR

Fim da manhã de 4 de janeiro de 1982, o temporal que insistia em desabar sobre Porto Velho não afastava a multidão em frente ao Palácio Presidente Vargas e o aguaceiro, como acontece sempre por aqui, chegou a ameaçar a cerimônia de instalação do mais novo Estado da Federação, Rondônia.

E sem qualquer previsão, como acontecera com a chuva, eis que o Sol “deu o ar de sua graça” e o ato solene pode ser realizado, com discursos do governador Jorge Teixeira, do ministro Mário Andreazza e do ministro Abi-Akel, no caso representando o presidente da República.

Fazia 20 anos que o deputado federal Aluízio Ferreira, encerrando seu terceiro mandato, apresentou um projeto de lei, isso em 1962, que criaria o Estado, mas o Congresso não reconheceu a proposta, aprovando naquele ano a criação do Estado do Acre.

A partir de 4 de janeiro de 1982 Rondônia passaria a integrar a Bandeira do Brasil, ter sua Bandeira, seu Hino. Na parte inferior da legenda “Ordem e Progresso”, Rondônia foi ocupar/ a constelação Gama do Cão Maior (Canis Majoris), onde já se encontrava Mato Grosso e depois foram inseridos os estados de Tocantins, Amapá e Roraima.

Gama do Cão Maior.

Foto: Rondônia é a estrela número 7 na bandeira


Fale conosco