• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 28 de abril de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque


Redação

Publicada em: 06/01/2024 11:18:08 - Atualizado

RONDÔNIA

1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitães e dois 1º tenentes.

1956 – A Divisão de Educação (atual Seduc) abre inscrição nas escolas Barão do Solimões, Presidente Vargas e Carmela Dutra, para candidatos ao exame de admissão.

1981 – O governador Jorge Teixeira não aceita ser candidato pelo PDS ao governo do Amazonas, mas quer indicar seu substituto, para governar o Estado de Rondônia e já tem 5 nomes em observação.

1987 – Formado por homens fantasiados de mulher, o bloco das Piranhas, em maioria jornalistas, tem agora um padrinho, anunciou seu presidente, o fotojornalista Rosinaldo Machado.

1990 – Sem acordo dos sindicatos de servidores públicos, a Assembleia aprovou o Planão, só com o percentual de aumento, e nas mãos do governador Jerônimo Santana qualquer outro benefício. (AM)

COMEMORE

Dia Nacional da Gratidão. Dia Mundial do Astrólogo.

Católicos celebram Dia de Santos Reis, Solenidade da Epifania do Senhor, Santa Rafaela do Sagrado Coração, São Carlos de Sezze

BRASIL

1835 — Início da Cabanagem, revolta popular e social ocorrida na antiga Província do Grão-Pará. 1963 – Dois anos depois de instalado, acaba o regime parlamentarista brasileiro, retornando o presidencialista.

MUNDO

1838 — Alfred Vail (1807/1859) demonstra um sistema de telégrafo precursor do Código Morse. 1907 — Maria Montessori abre sua primeira escola e creche para crianças pobres em Roma.

FOTO DO DIA

CANDIDATOS POR ATACADO

Dois fatos chamaram a atenção em torno do governador Jorge Teixeira no dia 6 de janeiro de 1981, conforme o noticiário. Ambos de caráter político apenas 4 dias depois dele assumir o, governo do Estado.

O primeiro sobre a vontade de dirigentes do PDS amazonense em tê-lo como candidato do partido na eleição do ano seguinte.

Teixeira já havia, alguns meses antes dado o “não” aos pedessistas da zona Franca, e isso poderia ter tido raízes de 1979, quando ele era prefeito de Manaus e havia um bloqueio do próprio PDS ao seu trabalho.

Aqui entre nós Teixeira deu claros sinais de que não pretendia continuar no cargo após a instalação do Estado, e pouco antes do fim de 1981 ele falou a jornalistas sua pretensão de indicar o governador que o substituiria.

Dentre os nomes citados por Teixeira estava o do presidente da Codaron William Cury (foto).

Por outro lado, talvez Teixeira estivesse querendo ser colocado de lado numa possível corrida sucessória, para poder tocar os primeiros movimento da instalação do Estado.

O que ele pretendia efetivamente, Teixeira levou para o túmulo.


Fale conosco