• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de abril de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 13/03/2024 10:52:11 - Atualizado

1912 – Criada a Mesa de Rendas Alfandegada de Porto Velho, tendo como chefe o sr. Miguel Rodrigues Souto.

1921 – Com faltas seguidas da maioria dos Intendentes (vereadores), o vice-presidente Octavio Reis intima, para nova sessão, os suplentes a assumirem a titularidade.

1951 – O Superior Tribunal Eleitoral não atendeu às denúncias do PSP, alegando corrupção eleitoral nas seções em Ariquemes e Nova Vida, mantendo no mandato o deputado Aluízio Ferreira.

1984 – A repórter Maria José acompanha a fase final de formação do 1º grupo de sargentos da PM/Fem/RO: uma semana de exercícios na selva.

1984 - Os grupos do PDS ligados aos senadores Odacir Soares e Galvão Modesto rompem com o governador Jorge Teixeira e o partido entra em crise.

1990 – Foi grande a participação eleitoral nos 21 distritos, domingo, quando o TR E realizou a consulta sobre a proposta de passarem a município, conforme a exigência da Constituição estadual.

HOJE É

Dia do Conservacionismo.

Católicos celebram Santa Serafina de Deus, Santa Cristina, Santa Eufrásia, São Rodrigo de Córdova, São Leandro, São Sabino, São Salomão,

BRASIL

1823 – Em Campo Maior (PI) acontece a batalha de Jenipapo, expulsando tropas portuguesas contrárias à Independência. 1964 – Acontece (RJ) o Comício da Central do Brasil – abrindo caminho para o Movimento de 31 de março. 1992 - Morre da religiosa baiana Irmã Dulce – Santa da Igreja Católica em 2019.

MUNDO

2013 – Jorge Mário Bergóglio, cardeal argentino, assume como o 266º papa, o torna-se o 1º latoino-americano e o 1º papa jesuíta, tomando nome de Francisco. 1781 — William Herschel descobre o planeta Urano.

FOTO DO DIA

PORTO VELHO, A EX-CAPITAL (II)

Para muitos a vitória dos mudancistas era “questão definida”. Com maioria de deputados da faixa centro-sul do Estado, ninguém acreditava em outro resultado.

O deputado Haroldo Santos (Ouro Preto), presidente da comissão designada pelo governador Jerônimo Santana para encaminhar a interiorização, lembrava que o Art 9 mudaria a capital para sua regi]ao. Outro forte defensor da ideia era o jiparanaense Edson Fidélis, que articulava para “amarrar” os votos de outros parlamentares.

O grande interessado era o governador, em baixa junto ao eleitorado em baixa até em seu partido, o PMDB porque importara dezenas de assessores de Brasília e outros estados, para seu secretariado, viam ser corroída sua pretensão a ser candidato ao senado em 1990.

Em Porto Velho, lideranças como a professora Marise Castiel, dirigentes de entidades classistas e moradores superlotaram os corredores e a pequena galeria do plenário da Assembleia Legislativa no dia da votação.

Na foto, o público, atrás da bancada da imprensa, fez festa ao ser anunciado: os mudancistas perderam e o Art 9 confirmou a manutenção de Porto Velho como a capital.


Fale conosco