publicidade

Orquestra de Rua abre programação de celebração aos 28 Anos do ECA

IMG 3258

Com apresentação musical da Orquestra de Rua do Rio de Janeiro, foi iniciada, na manhã desta segunda-feira, no Fórum do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Porto Velho, a programação de celebração dos 28 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, que faz parte do Projeto Orquestra de Rua e vai proporcionar, até o dia 10 deste mês, momentos de reflexão sobre a importância da inclusão da arte e da cultura no processo educativo e socioeducativo de crianças e adolescentes.

O Projeto Orquestra de Rua - Celebração dos 28 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente foi criado como incentivo a atividades que possam dar, a crianças e adolescentes, especialmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade social, oportunidades de conhecer e usufruir do direito a cultura que é garantido pelo ECA.

IMG 3256Na abertura do evento, o Juiz da Infância e da Juventude, Marcelo Tramontini, agradeceu a presença de servidores e magistrados. Eles tiveram oportunidade de apreciar, ao ar livre, o talento e a musicalidade dos jovens oriundos das favelas do Rio de Janeiro e que iniciaram os seus estudos na música por meio de projetos sociais. O nome Orquestra de Rua, é em função deles terem decidido, após uma apresentação musical e sem dinheiro para o lanche, arrecadar o valor da pizza tocando na rua. Um violoncelo, tocado por Lucas Freitas e quatro violinos, nas mãos de Gláucia Maciel, Juliane Souza, Jéssica Dornelas, Gilbert Vilela compõem a Orquestra de Rua. Eles têm entre 18 e 20 anos e além de continuarem seus estudos, apresentam-se para diversos tipos de público.

Ações conjuntas da Orquestra de Rua com o Grupo Minhas Raízes, do Distrito de Nazaré, formado por jovens da região ribeirinha do baixo Madeira fazem parte da programação. O grupo utiliza bioinstrumentos, construídos pelos próprios integrantes com matéria prima que a natureza descarta.

O projeto é uma realização do Poder Judiciário de Rondônia, por meio do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Porto Velho e da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron).

Programação

06/08, às 15h - Escola Estadual de Ensino Fundamental Jânio Quadros, Rua Rosalina Gomes, Bairro Mariana

06/08, às 19h - Auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia

07/08, às 9h - Escola Estadual Major Guapindaia, Rua Padre Chiquinho, 2375, Bairro São João Bosco

07/08, às 15h - Escola Estadual Flora Calheiros, Rua Assis Chateaubriand, Bairro Escola de Polícia

07/08, às 19h30 - Auditório da Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), Rua das Araras, 241, Bairro Eldorado

08/08, às 9h - Escola Estadual João Bento da Costa, Rua das Camélias, 5301, Bairro Eldorado

09/08, às 9h - Unidade de Internação I (Espaço de Acolhimento aos Adolescentes, Avenida Rio de Janeiro, Bairro Lagoa (Ao lado do SESI).

10/08, às 9h - Centro de Referência Espacializado de Assistência Social (CREAS/MSE), Rua Geraldo Ferreira, Bairro Agenor de Carvalho (5ª rua após a Rio Madeira).

fonte:

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.

publicidade