RONDONOTICIAS sábado, 4 de julho de 2020 - Criado em 11/10/2001

Aniversário dos 96 anos do coronel Jorge Teixeira - por Arimar Souza de Sá

Como um verdadeiro rompedor de mundo, Teixeira urbanizou esse pedaço do coração da terra com amor e entusiasmo...


Publicada em: 01/06/2020 23:28:49 - Atualizado

Aniversário de 99 anos do Teixeirão
Autor: Arimar Souza de Sá

HOJE, 01 de junho, é um dia especial. O aniversário de 99 anos do mais querido Governador de Rondônia de todos os tempos. Aqui chegou e implantou no coração da floresta um Estado com um território do tamanho de São Paulo, refiro-me a Jorge Teixeira, o inesquecível Teixeirão.

Na saga vertiginosa da vida, trouxe empreendedores do sul do País e, também, famílias de agricultores para povoar o novo Estado. Com carinho, colocou-as em lotes, nos ínvios caminhos das vicinais que se formaram barriga adentro das terras de Rondon, até os limites do Rio Guaporé, lembrando também de Cerejeiras e Cabixi, como exemplo.

Como um verdadeiro rompedor de mundo, Teixeira urbanizou esse pedaço do coração da terra com amor e entusiasmo. O importante é que não veio para cá enriquecer, na sua maleta de saída, levou apenas as roupas simples de um militar em campanha. Aliás, foi assim seu trabalho o tempo inteiro.

A implantação do Beron foi algo inusitado para ele, tanto que fez questão que a primeira Agência do Banco fosse instalada em Costa Marques e instigou um dos poetas da região dizer assim, naquele dia ensolarado:
“Eu já vi o Teixeira feliz, mas hoje vi também no céu dos seus, essa mesma felicidade, uma grande vibração de amor”.

Faço essa referência singular porque ali não estava um falastrão, nem um canalha, senão um construtor de pátria e de edifícios cívicos, aninhando os sonhos do futuro da gente desta terra...

O importante é que aquele era um homem incomum, com espírito de brasilidade, sem essa nojenta volúpia “normal” dos administradores do meu tempo, em mercadejar o dinheiro público,adquirindo para si, prédios ou fazendas. Era um homem simples, mas com visão de que o Brasil é de todos os brasileiros, por isso é que deixou por aqui esse rastro insubstituível de saudades.

Como não se orgulhar de ter trabalhado com um Homem deste calibre, de têmpera de ferro no semear do bem, de visão futurística e de grande ternura com os mais humildes?

Então, navegue grande guerreiro neste dia do seu aniversário nos patamares onde Deus te recolheu com tua Aída, que o Covid-19 levou recentemente para bem perto do céu onde estás.

Advogue aí coronel na Corte de Deus, para que sejam frutificadas também outras sementeiras de esperanças como as que espalhou e deixou frutificar por aqui.

Para orgulho dos teus, o nosso orgulho, e o carinho daqueles que mesmo sem tê-lo conhecido, instintivamente, citam teu nome e elevam tua memória quando o assunto é postura de estadista.

Saudades do teu braço forte administrando, como um maestro, os bens da vida deste Estado.

REVERÊNCIA À TUA MEMÓRIA.
AMÉM!

O autor é jornalista e advogado - email: arimardesa@hotmail.com


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br