RONDONOTICIAS quarta-feira, 14 de abril de 2021 - Criado em 11/10/2001

O Dia na história - Artigo de autoria de Lúcio Albuquerque

1937 – Pelo decreto-lei 1547 o governo brasileiro rescinde o contrato com a empresa Madeira-Mamoré Railways que explorava a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré...


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 05/04/2021 08:59:08 - Atualizado

RONDÔNIA

1937 – Pelo decreto-lei 1547 o governo brasileiro rescinde o contrato com a empresa Madeira-Mamoré Railways que explorava a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Em 1970 – O ministro Dias Leite, das Minas e Energia assina a Portaria 195, proibindo a garimpagem manual da província estanífera do Brasil (Rondônia, partes do Acre e Amazonas).

COMEMORA-SE
Dia das Telecomunicações, do Propagandista Farmacêutico e dos Fabricantes de Material de Construção. Católicos lembram São Vicente Ferrer, Maria Crescencia Hoss e Santa Irene.

FATOS
FATOS: 1890 —Nasce Ernesto dos Santos, o Donga, compositor e autor de “Pelo Telefone”, primeiro samba brasileiro. 1905 – Criação do Grupo de Theatro da Sociedade Musical e Dramática Riobonitense (atual SoMu D Riba), o mais antigo do Brasil. 1928 – Celina Guimarães Viana é a primeira mulher a votar no Brasil (Mossoró, Rio Grande do Norte). 1968 — A Frente Ampla (ex-presidentes JK, João Goulart e o ex-governador Carlos Lacerda) é proscrita pelo Ministério da Justiça. 2014 - Morre o ator José Wilker (o “Vadinho” de Dona Flor e seus Dois Maridos”. 2017 – Para que não fosse trazida para o Brasil, a Justiça Argentina concede habeas-corpus a uma chimpanzé. É o primeiro ser vivo não-humano a receber um habeas corpus.

FOTO DO DIA
Localizada no extinto Hospital São José (desde a década de 1990 Hospital da Astir/PM), a capela de São José, inaugurada com o hospital em 1929, construída pelo padre João Nicoleti, é a segunda igreja católica mais antiga da zona urbana de Porto Velho – a primeira é a de São Francisco. Na cidade de Porto Velho, a mais antiga é a de Santo Antonio, inaugurada em 1913, na cidade de Santo Antonio, hoje um bairro da capital, quando aquela cidade era a sede do único município do que é hoje o Estado de Rondônia. Segundo o turismólogo Ivo Feitosa, na igrejinha de São José ainda acontece da celebração da Missa no dia 19 de março, data do padroeiro.


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br