• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

JÁ ACABOU: Sem diesel para geradores, seis municípios de RO já estão sem energia elétrica


Jocenir Santanna

Publicada em: 25/05/2018 11:36:24 - Atualizado

PORTO VELHO: Seis municípios de Rondônia já estão sem energia elétrica nesta sexta-feira em decorrência da falta de óleo diesel para abastecer as usinas termoelétricas. Segundo o Consórcio Novo Horizonte, responsável pela distribuição de energia nessas áreas isoladas, o combustível que tem disponível hoje garante energia apenas para esta noite e por conta disso o fornecimento foi interrompido.

Em Vale do Anari (foto) e Costa Marques, na fronteira de Rondônia com a Bolívia, não há mais óleo diesel na cidade e os grupos geradores foram desligados. As unidades geradoras de energia elétrica de Machadinho do Oeste, Cujubim e Buritis estão combustível somente para esta sexta-feira.

Conforme noticiou na quinta-feira o Rondonotícias, paralisação dos caminhoneiros em Rondônia compromete o fornecimento de distribuição de energia em pelo menos 25 localidades de Rondônia que dependem da produção de luz elétrica gerada por grupos geradores. Na quinta-feira, a Eletrobras, distribuição Rondônia, encaminhou documento a diretoria executiva da Petrobras para que interceda junto ao movimento grevista em Rondônia para liberar os caminhões que estão paralisados com óleo diesel nas rodovias do Estado.

Parte do óleo diesel que abastece as UTE chegam pelo rio Madeira através de balsas e seguem para as cidades de Machadinho, Buritis, Alvorada, Anari e Cujubim. Além dessas cidades, estão isolados do Sistema Nacional Interligado (SIN), os municípios de Alvorada do Oeste, São Miguel, São Francisco, Seringueiras, Costa Marques, além da região da Ponta do Abunã e dos distritos de Porto Velho (Conceição, Demarcação, Nazaré e São Carlos). Segundo apurou o Diário da Amazônia junto a Eletrobras, essas localidades estão com o estoque de óleo diesel apenas para dois dias. O protesto dos caminhoneiros é contra o aumento do óleo diesel e já afeta o comércio local.

No final da manhã desta sexta-feira, 25, a Eletrobrás emitiu comunicado informando a situação nos municípios.


COMUNICADO

A Eletrobras Distribuição Rondônia informa que lamentavelmente as localidades abaixo relacionadas já não possuem mais combustíveis para manter o fornecimento de energia elétrica:

Buritis

Machadinho D'Oeste

Campo Novo

Vale do Anari

Costa Marques

Alvorada D'Oeste.


Fale conosco