• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Rotativo do cartão de crédito em queda fica em 333,8% em novembro, dados do Banco Central

Governo criou regras para reduzir endividamento do rotativo


R7

Publicada em: 22/12/2017 15:05:53 - Atualizado

A taxa média de juros do rotativo do cartão de crédito registrou queda em novembro, atingindo 333,8% ao ano, de acordo com os dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (22). O valor aponta uma redução de 4,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior.

Ainda de acordo com o BC, a taxa de juros do cheque especial se manteve em 323,7% ao ano.

O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando ele não consegue pagar o valor total da fatura do cartão, mas não quer ficar inadimplente. Com isso, ele paga um valor mínimo e o restante é financiado e lançado no mês seguinte, com juros.

Para tentar diminuir o endividamento, o governo criou novas regras para o crédito rotativo. Os consumidores só podem usar essa mobilidade de crédito por 30 dias. Além disso, as instituições financeiras são obrigadas a transferir a dívida para o crédito parcelado, que possui taxas menores.

No entanto, a taxa de crédito parcelado subiu para 168,5% ao ano, em novembro.

Inadimplência

A inadimplência, atrasos acima de 90 dias, para pessoas físicas ficou em 5,4%, uma redução de 0,2 ponto percentual em relação ao mês anterior. Já no caso das pessoas jurídicas, a queda foi 0,1%, marcando uma taxa de 5,1%.

Juros Bancários

No crédito direcionado (empréstimos destinados aos setores habitacional, rural e de infraestrutura) os juros para as pessoas físicas teve queda de 0,5 ponto percentual, indo para 8% ao ano. A taxa cobrada das empresas também caiu 0,3 ponto percentual, registrando 11,4 % ao ano.

O saldo total das operações de crédito concedido pelos bancos ficou em R$ 3,063 trilhões, com aumento de 0,4%, no mês. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o volume correspondeu a 47%, com aumento de 0,1 ponto percentual em relação a outubro.


Fale conosco