• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de abril de 2024

Concurso Redação Justiça e Cidadania na Escola divulga resultados

No total 6.040 redações foram escritas. Confira os resultados do concurso na Categoria Aluno no link abaixo


Ascom TJ/RO

Publicada em: 25/09/2019 09:52:14 - Atualizado

PORTO VELHO RO - Iniciado no primeiro semestre de 2019, o Concurso de Redação Justiça e Cidadania na Escola, promovido pela Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron) em parceria com a Escola da Magistratura do Estado (Emeron), e apoio do Tribunal de Justiça de Rondônia mobilizou 64 instituições de ensino público do Estado, alcançando quase dez mil alunos do 1º ano do ensino médio. Das 23 comarcas do Estado, apenas em dois municípios as instituições de ensino não aderiram ao concurso deste ano, sendo eles: Ji-Paraná e Guajará-Mirim. No total 6.040 redações foram escritas nesse período, o que representa 61% dos estudantes envolvidos na ação e das 64 escolas selecionadas no projeto, 63% encaminharam material para representar a instituição de ensino.

A temática desse ano foi “Justiça e Cidadania também se aprendem na escola: meu conhecimento faz justiça”. Para aprofundar o tema, as escolas participantes receberam magistrados de todo o estado que palestraram sobre cidadania, o funcionamento da justiça e também temas de interesse dos centros educacionais, como violência física e sexual e bullying. Além das palestras, os magistrados também acompanharam os alunos em visitas às unidades do judiciário e em simulações de júris.

Às escolas coube desenvolver atividades com a cartilha da Justiça e Cidadania na Escola elaborado pela AMB, além de orientar os alunos no desenvolvimento de suas redações. Conforme a previsão expressa no edital, as redações passaram pela avaliação prévia de cada escola até serem encaminhadas a comissão julgadora, composta pelos juízes coordenadores de cada comarca e também por servidores do judiciário.

O concurso prevê prêmios para as Escolas, professores orientadores e os estudantes. A premiação da Categoria Aluno deve acontecer entre os dias 23 e 30 de setembro nas respectivas comarcas – a exceção de Porto Velho. Enquanto que a premiação nas Categorias professor e escola está prevista para o dia 18 de outubro - nesta mesma data ocorrerá a premiação da Categoria Aluno da comarca de Porto Velho, em solenidade única no edifício-sede do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. A divulgação dos resultados nas categorias Escola e Professor deve acontecer no período entre 07 e 11 de outubro.

Confira os resultados do concurso na Categoria Aluno aqui


Fale conosco