• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 1 de maio de 2024

​Destaques: Alunos-atletas querem realizar sonhos nas quadras do Joer


Secom RO

Publicada em: 23/08/2018 08:19:53 - Atualizado

Enquanto a tocha olímpica era conduzida pelo Ginásio Poliesportivo Ronaldo Aragão, em Cacoal, a empolgação era visível não só no rosto dos atletas que a conduziam, mas principalmente no rosto dos atletas que lotaram a arquibancada. Sediando a Fase Estadual dos Jogos Escolares de Rondônia, nas categorias infantil e juvenil, Cacoal recebe atletas que estão iniciando sua trajetória no Joer, enquanto muitos disputam os jogos pela última vez.

“A gente batalhou muito para chegar até aqui e agora seja o que Deus quiser. Estar aqui representa muita coisa, representa muita gente nos apoiando e muita força de vontade. A expectativa de participar de um Joer é que a gente ganhe e leve o título para a escola, para a nossa família e para nossos amigos. Se pudessem, todos os alunos participariam, é uma experiência enorme. Para mim o esporte é um amor”, ressalta a aluna Rayane Soares, de 17, aluna da escola estadual Tancredo Neves, de Rolim de Moura. Da arquibancada, Rayane foi uma, entre centenas de alunos que acompanharam a cerimônia de abertura.

Em Cacoal, serão disputadas as modalidades esportivas coletivas, o futebol, o futsal, o vôlei, o basquete e o handebol. Mais de 1.700 pessoas compõe as delegações, entre atletas, técnicos e dirigentes. Ao todo, 31 escolas de Rondônia estão em Cacoal, representadas por suas equipes, sejam elas nas categorias infantil e juvenil, masculina ou feminina. Todos chegam a esta fase do Joer em busca do título estadual e da chance de representar Rondônia nos jogos nacionais.

A conquista do título é um sonho comum a todos os atletas e não seria diferente para o porto-velhense Kévio Andrade Carneiro. Depois de três tentativas frustradas, o aluno Escola Estadual Major Guapindaia (Porto Velho), está pela primeira vez em Cacoal para a disputa de uma tão sonhada fase estadual dos Jogos Escolares de Rondônia.

O jovem é atleta de futsal e há quatro anos compõe a equipe da escola Guapindaia no Joer. Em 2015 e 2016, Kelvio chegou às fases regionais da competição na categoria infantil, mas a equipe não conseguiu avançar, perdendo nas semifinais. Já em 2017, pela categoria juvenil, novamente a equipe da escola chegou a semifinal da fase regional. Kévio ficou fora do jogo ao cumprir suspensão por ter acumulado dois cartões amarelos. Até hoje o jovem sente o peso de não ter contribuído com a equipe em um momento tão decisivo.

“Por bobeira, levei dois cartões, falha minha e fiquei suspenso. Tive que assistir de fora o meu time perder e não conseguir chegar à final. Não pude fazer nada pela minha equipe. Isso me deixou muito triste, mas eu não desisti. Em 2018 eu tenho certeza que vai ser um ano de vitória. Deus vai recompensar todo o meu esforço, até porque nós chegamos aqui. Pela primeira vez estou numa fase estadual do Joer e isso é motivo de muita alegria”

Campeão da fase regional Metropolitana do Joer, em Porto Velho, Kévio chega motivado à fase estadual. Já nesta quarta-feira (22), a equipe da escola Major Guapindaia tem pela frente confronto com as escolas Angelina dos Anjos e Raimundo Cantanhede.

“Sonho a gente não pode deixar pra trás. Nada vem fácil, pois tudo o que vem fácil também vai fácil, a gente não dá valor. Se você se esforça, se você se dedica, você consegue ir além. Eu tenho certeza que Deus está me recompensando, porque eu estou aqui hoje. Foram 3 horas diárias de treino. A gente tem que ir atrás dos sonhos, não adianta a gente pensar em desistir. Quando as coisas viram um sonho, a gente precisa seguir em frente e ir em busca disso”.


Fale conosco