• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Feira de Adoção e Bazar em favor dos animais têm mais uma edição de sucesso

Ação tem objetivo de arrecadar recursos para o tratamento de animais resgatados na rua e que foram vítimas de maus tratos


Jaqueline Alencar/ Rondonoticias

Publicada em: 10/12/2018 11:38:20 - Atualizado

PORTO VELHO RO - Sthefani Machado mora no centro de Porto Velho e há seis meses adotou a Vick. Encontrou ela na rua, com pescoço em sangramento, vítima de maus tratos. Sthefani conta que alguém tentou enforcar a Vick e não conseguiu, “mas a corda ficou no pescoço e estava degolando ela, e só conseguimos resgatá-la com ajuda das socorristas”.

Hoje a Vick mora com a Sthefani, tem um terreno com espaço para ela, e é a princesinha da casa, segundo a dona. Na tarde deste sábado (8), no Espaço Alternativo, elas participaram da Feira de Adoção e Bazar promovido pelas Socorristas Animais e Protetores Voluntários de Porto Velho.

O evento, segundo, Marcia Helena, uma das socorristas do grupo de voluntárias da capital, tem o objetivo de arrecadar dinheiro para custear despesas dos animais resgatados das ruas e colocar os que já passaram por tratamento em adoção. “Não temos ajuda pública, tudo sai de bolso de voluntários, por isso realizamos o Bazar”, explica.

O socorro

O trabalho de acordo com Marcia, é realizado há cerca de 5 anos. Antes de chegar ao Bazar, um caminho cheio de amor e afeto com os animais é feito pelas socorristas. “A gente resgata eles da rua, muitos feridos e em estado grave. Tratamos, mandamos para o veterinário, castramos, deixamos no abrigo em observação e depois eles são colocados para adoção”, relata.

Ela conta que tudo que é exposto no Bazar, é fruto de doações que são angariadas através da Rede Social, e são vendidas e revertidas em favor dos cães e gatos resgatados das ruas ou em situação de risco.

São roupas de primeira qualidade, calçados, bijuterias, CD´s, DVD´s, panelas, “por preços bem baratinhos, mas bem baratinhos mesmo”, ressalta Ivone Pazini, uma das voluntárias.

Tudo que é doado, é reaproveitado. “Até roupas que não têm condições de serem vendidas, são transformadas em caminhas para os animais junto com os pneus que também são doados”, complementa.

Critérios para adoção

Para adotar, Marcia explica que o pretendente tem de ser maior de idade, apresentar comprovante de residência e documentos pessoais. Antes disso, recebe orientação no sentido de dar assistência em casa e veterinária ao animal, é questionado sobre segurança na residência, e avisado que após 15 dias, será feita averiguação para ver como o animal está sendo tratado e se está se adaptando à nova moradia.

Ela conta que o Bazar tem sido muito importante para a continuidade do trabalho dos socorristas. Para e ter uma ideia, no evento do último sábado, que iniciou as 15 horas, cerca de 50 animais foram adotados e praticamente tudo que foi exposto, vendido.

“As pessoas estão se conscientizando cada vez mais. De tanto ‘baterem nesta tecla’, o respeito aos animais tem se tornado maior, e se conscientizado sobre a responsabilidade de ter um animal, que não é um objeto que você tem e depois pode jogar fora. Estamos muito felizes, é mais evento bastante movimentado e de sucesso”, comemorou.

Solidariedade

Flavia Pinheiro, moradora do bairro Conceição, foi uma das que, como Sthefani, se sensibilizou com a causa. Já adotou outros animais, mas no Bazar foi a primeira vez. Sem tirar os olhos do novo amigo da família, o pequeno gatinho ao qual disse que será irmão dos demais, aconselhou: “adotem! Pois é muito bom ter um companheiro dentro de casa”.

Brenda, moradora do bairro Ronaldo, também adotou, uma cachorrinha. Não sabia ainda que nome daria, mas a visível felicidade com a nova mascote não deixou dúvidas que, felizmente, entre os cerca de 50 adotados no dia, mais um dos animais estava indo para um destino seguro.

A ação do Grupo Socorristas Animais e Protetores Voluntários deste último final de semana, contou com apoio da: Comissão dos Direitos dos Animais de Porto Velho, site Rondonoticias, Rádio Transamerica, Rede Record, TV Rondônia, Loja Melissa, DJ Mauro Marcelo, Roupa do Corpo, Mahogany Porto Velho Shopping, Elias Veículos, vereador Aleks Palitot e demais colaboradores.


Fale conosco