• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Capital sedia a 5ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso


Comdecom

Publicada em: 19/03/2019 11:43:52 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMI) e a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), realizará, nos dias 28 e 29 de março, no Teatro Banzeiros, à Rua José do Patrocínio, 512, bairro Centro, a partir das 7h30, a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema: ‘ Os desafios de Envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas’.

No dia 28, a programação inicia às 7h30 com credenciamento e café da manhã, seguido de apresentação cultural. Após a abertura oficial do evento haverá palestra sobre ‘Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas’. A palestrante Maria Cavalcante Vicente é assistente social, especialista em envelhecimento saudável. Francisca Vanusa Silva Soares, coordenadora geral do projeto ‘ Protagonismo e Empoderamento das Pessoas Idosas em Rondônia’, também palestrará.

“Durante a conferência, serão abordadas as políticas setoriais, debatendo sobre desafios e avanços e propondo prioridades para a consolidação e ampliação das políticas públicas, em prol do envelhecimento com dignidade em nosso país”, informou a presidente do CMI, Francisca Vanusa Silva Soares.

Para aprofundar as discussões do tema principal, foram estabelecidos quatro eixos que serão discutidos na manhã do dia 29. Eixo I: Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas; Eixo II: Educação - assegurando direitos e emancipação humana; Eixo III: Enfrentamento da violação dos direitos da pessoa idosa; Eixo IV: Os conselhos de direitos - seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

“As conferências são canais de participação popular para exercer o controle social das políticas públicas e a cidadania. São eventos democráticos com ampla participação e efetivo compromisso de todos (governo, sociedade civil organizada, idosos). As deliberações têm relevância pública e devem ser consideradas pelos gestores das políticas e pela sociedade”, disse o secretário da Semasf, Claudi Rocha.



Fale conosco