• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Prefeitura faz contrato emergencial para garantir ano letivo dos estudantes

Empresa contratada pelo município tem 15 dias de prazo para iniciar os trabalhos


Comdecom

Publicada em: 09/04/2019 08:50:19 - Atualizado

PORTO VELHO RO - Durante coletiva de imprensa realizada na tarde de segunda-feira (9/4), na sede da Prefeitura de Porto Velho, o Secretário Municipal de Educação, Márcio Félix, falou do esforço e das ações realizadas pela gestão do prefeito Hildon Chaves para resolver a questão do transporte escolar rural e garantir o ano letivo dos alunos.

“Com relação ao transporte terrestre, desde o dia 1º de abril, estamos com 58 ônibus rodando, atendendo Rio Pardo, Jaci-Paraná e União Bandeirantes. Nós precisamos de 143 ônibus. Os demais, nós assinamos contrato sexta-feira (5/4) com a empresa que está providenciando esses ônibus, para logo em seguida colocá-los a serviço da Prefeitura. O procedimento é emergencial e ela tem 15 dias de prazo para iniciar o serviço”, disse.

Sobre o transporte escolar fluvial, Félix declarou que também foi feito um contrato emergencial. Uma empresa do Ceará fez a melhor proposta e o processo encontra-se na Procuradoria Geral do Município (PGM) para elaboração do contrato. “Estamos tomando todas as providências. É uma determinação do prefeito Hildon Chaves para darmos prioridade e resolvermos essa questão do transporte escolar o quanto antes”, enfatizou.

Ainda conforme Márcio Félix, o processo licitatório definitivo para o transporte escolar rural, tanto terrestre quanto fluvial, está no Tribunal de Contas, que solicitou algumas adequações, o que já está sendo providenciado, com objetivo de licitar o mais rápido possível.

Calendário

Com relação ao calendário escolar, o secretário afirmou que as aulas nas escolas ribeirinhas e da zona rural iniciaram em abril, atendendo recomendação do Ministério Público, devido o inverno amazônico ser muito forte, com chuvas intensas. No entanto, a equipe pedagógica da Semed já está elaborando o calendário escolar com as devidas reposições.

Ponta do Abunã

Nesta terça-feira (9/4), o secretário e técnicos da Semed, acompanhados de vereadores e equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), responsável pelas estradas rurais, se reunirão com moradores de Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia para falar das providências que estão sendo adotadas. “Peço compreensão e voto de confiança. A empresa já foi contratada”, frisou.

Estradas

Francisco Evaldo de Lima, titular da Semagric, que também participou da coletiva, explicou que devido ao período de chuva não dava para trabalhar na recuperação das estradas rurais. Com o início da estiagem, realizará mutirões para atender os casos mais urgentes, inclusive na região conhecida como Ponta do Abunã.

O vereador Alan Queiroz, líder do prefeito na Câmara Municipal, também participou da coletiva de imprensa.


Fale conosco