• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de abril de 2024

“Até dia 20, Transporte Escolar estará 100% regular”, diz secretário

Em entrevista ao programa, Márcio Felix também falou sobre o Concurso Público da Semed e outros assuntos de interesse da população


Jaqueline Alencar / Rondonoticias

Publicada em: 09/05/2019 08:36:24 - Atualizado

PORTO VELHO RO - A garantia foi dada pelo secretário de educação de Porto Velho Márcio Felix, na entrevista concedida por ele nessa quarta-feira (8) ao programa A Voz do Povo, apresentado pelo jornalista e advogado Arimar de Souza Sá ao vivo de segunda-feira a sexta-feira, do meio-dia às 13 horas na Rádio Caiari FM 103,1 e pela Antena FM em Rede Estadual.

No programa, Márcio Felix relatou que o município fez um contrato emergencial com três empresas para prestarem o serviço de Transporte Escolar Rural Terrestre, porém, duas delas desistiram, e apenas uma está atendendo os alunos da Rede Pública Municipal.

Mesmo com todo entrave burocrático, ele assegurou que até o próximo dia 20, o serviço estará 100% regular e todos os alunos estarão sendo atendidos.

De acordo com o secretário, uma frota de 143 ônibus é suficiente para atender a demanda e relatou que atualmente, 100 já estão rodando, e até o final desta semana, outros 30 chegam, “e até o dia 20 de maio todas as linhas estarão sendo atendidas”, reforçou.

Questionado pelo jornalista Arimar Sá sobre a qualidade dos veículos, respondeu que “se enquadram dentro do que exige a Lei, que é no máximo de 20 anos de uso”.

Ainda sobre o Transporte Escolar Rural, Márcio Felix disse que as condições das estradas também refletem neste quesito. “O município de Porto Velho tem do tamanho do estado do Recife. Mas temos um entendimento juntamente com o DER (Departamento de Estradas e Rodagem do Governo do Estado) para em parceria, resolver as questões das estradas rurais o mais breve possível”, complementou.

Concurso

No A Voz do Povo, o secretário também falou sobre o Concurso Público para a área da educação do município que abriu mais de 800 vagas para técnicos e professores da área urbana e rural, com piso salarial nacional, de acordo com a Lei 11.738/2008, no valor de R$ 2.557,74, divulgado, pelo Ministério da Educação (MEC), para carga de 40h, sendo que os de 20h e 25h receberão proporcional à carga horária. Saiba mais: Prefeito anuncia concurso público na Educação com 800 vagas.

Neste sentido, ele explicou que quando assumiu a pasta no mês passado, o processo já estava em andamento, mas ressaltou que “é uma grande conquista para o município, que há mais de 10 anos não realizava um Concurso”.

Para suprir a demanda emergencial do quadro de docente nas Escolas, Márcio Felix disse que está sendo feito contrato emergencial.

“Além do Transporte, contração de professores por Concurso e contrato emergencial também há medidas em relação á qualidade de ensino como estrutura e conforto para alunos e docentes em sala de aula e nas instituições. Tudo isso reflete nos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que temos como meta melhorar ainda mais”, salientou.

Ainda no programa, o secretário falou sobre visitas que estão sendo feitas nas escolas com intuito de detectar as reais necessidades e garantir conforto e por conseqüência, um bom aprendizado aos alunos do município. “De um modo geral, são boas Escolas, as melhorias que precisamos podem ser sanadas com apoio de emendas parlamentares já que os recursos do município são limitados”, observou, explanando ainda sobre segurança nas Escolas e outros assuntos de interesse dos ouvintes.

CONFIRA A ENTREVISTA:



Fale conosco