• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Estudantes e professores protestam contra cortes na educação em RO


Rayane Cavalcante/ Rondonoticias

Publicada em: 15/05/2019 17:49:18 - Atualizado

PORTO VELHO, RO - Na tarde desta quarta-feira (15), estudantes de instituições federais e particulares além de profissionais da educação, se reuniram em um protesto contra o bloqueio de recursos para a educação. O manifesto teve inicio em frente a Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 

De acordo com o  Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero),  a mobilização acontece em todo o país  contra as medidas do governo Bolsonaro em relação a proposta da reforma da Previdência e os cortes educacionais anunciada pelo Ministério da Educação (MEC).

A passeata teve inicio nesta manhã e até o momento conta com cerca de cinco mil pessoas. Com o corte diversas instituições ameaçam fechar as portas em Rondônia. 

A Presidente do Sintero, Lionilda Simões, firmou que com esse corte não tem como manter uma instituição. " Estão tirando o pouco que é recebido, não tem condição de manter uma instituição com esse corte, o pais só avança quando investe em educação, o governo não enxerga isso, em função disso estamos aqui  hoje e através desse movimento que ocorre no Brasil podemos ser ouvidos". 

O presidente Jair Bolsonaro em entrevista  chamou os manifestantes e organizadores de "idiotas", além de que a grande maioria dos participantes são militantes. Disse também que o Brasil já estava com a economia destruída e que não teve outra solução. 











Fale conosco