• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Terminal hidroviário é novamente interditado em Porto Velho

Além de romper um dos cabos de sustentação, dois guinchos onde são amarrados os cabos de aço também se romperam, mas apenas um foi consertado


Publicada em: 25/06/2019 07:44:53 - Atualizado

PORTO VELHO RO - O Terminal Hidroviário Cai N’Água de Porto Velho foi interditado mais uma vez por causa do rompimento de um dos cabos de sustentação da plataforma. O embarque e desembarque de mercadorias e passageiros foram suspensos no dia 23 de março deste ano a pedido Marinha do Brasil. Em 2017, o local foi interditado, após apresentar o mesmo problema.

De acordo com a empresa Antonelly Construção, que administra o local, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já foi informado sobre o problema e já está trabalhando para iniciar o processo de licitação que irá escolher a empresa que irá realizar os reparos necessários para que o Terminal Hidroviário volte a funcionar o mais rápido possível.

Ainda de acordo com a administradora, o rompimento do cabo aconteceu após a elevação do nível do Rio Madeira durante a cheia. Além de romper um dos cabos de sustentação, dois guinchos onde são amarrados os cabos de aço também se romperam, mas apenas um foi consertado.

Com o Terminal Hidroviário interditado, os proprietários de balsas foram obrigados a fazer o trabalho de embarque e desembarque de mercadorias ao lado do terminal.

Todos os dias, Almir da Silva, de 28 anos, sobe e desde o barranco na beira do rio com sacas de mercadorias nas costas e diz que o trabalho ficou mais difícil com a interdição do terminal. “Nosso trabalho é pesado e dificultou ainda mais porque carregamos mercadorias pesadas subindo esse barranco. Quanto mais rápido for liberado, melhor pra gente trabalhar porque só quem trabalha aqui sabe o quanto a gente rala”, disse o trabalhador.

“O trabalho aqui é puxado demais porque carregamos peso o tempo todo quando chegam às mercadorias. Com esse terminal funcionando a gente trabalha mais rápido, mas com ele interditado tudo fica mais difícil porque subir e descer esse barranco com mercadoria nas costas é só pra quem realmente precisa e tem força. Espero que eles arrumem logo esse cabo para que a gente possa voltar a embarcar e desembarcar mercadorias no terminal”, reclamou Edinaldo Fernandes, que trabalha no local há mais de seis anos.



Fonte: Rondônia Agora


Fale conosco