• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Descumprimento judicial gera multa de R$ 100 mil/dia ao Sitetuperon

Trabalhadores do Transporte Coletivo negaram o retorno ao trabalho, rejeitaram propostas apresentadas em audiências de conciliação e decidiram buscar a rescisão indireta


Secom TRT 14

Publicada em: 17/01/2020 12:22:09 - Atualizado

PORTO VELHO RO - A Justiça do Trabalho determinou nessa quinta-feira (16) o bloqueio de valores para a aplicação de multa de R$ 100 mil reais por dia, a contar de 14 de janeiro de 2020, contra o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transportes Urbano e com característica de Metropolitano de Passageiros no Estado de Rondônia (Sitetuperon). A penalidade é consequência do descumprimento de decisão liminar proferida na terça-feira (14) pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, desembargador Osmar J. Barneze, que determinou o retorno regular do funcionamento do transporte coletivo em percentuais mínimos na capital Porto Velho/RO.

A medida foi tomada pela juíza Auxiliar de Execução, Soneane Raquel Dias Loura, ao concluir uma nova audiência de tentativa de conciliação que terminou sem acordo junto ao Consórcio do Sistema Integrado Municipal de Transportes de Passageiro (SIM). Na ocasião, o Sindicato informou que a categoria decidiu em assembleia por recusar as propostas feitas pela empresa, de retornar às atividades, bem como optaram em buscar a rescisão indireta do contrato de trabalho em ações individuais a serem ajuizadas na própria Justiça Trabalhista. 

Com base na manifestação e documentos do Consórcio Sim juntados no processo de Dissídio Coletivo de Greve, a magistrada registrou na Ata de Audiência que a empresa cumpriu com a parte que lhe cabia determinada na decisão liminar, decidindo então pela aplicação da multa somente em face da entidade sindical, cujo bloqueio dos valores foi efetivado naquele momento no sistema BacenJud.

Negociação

As partes deram início à negociação na Justiça do Trabalho na quarta-feira (15), após o Município de Porto Velho/RO ingressar com ação de Dissídio Coletivo de Greve, a qual informou a deflagração do movimento no último dia 11.

A primeira audiência encerrou com duas propostas entabuladas para o pagamento de verbas trabalhistas referentes a salários, férias, parte do 13º salário, cestas básicas e vale-alimentação, as quais foram apresentadas pelos líderes sindicais e rejeitadas pela categoria em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (16), na sede sindical.

LEIA MAIS: Trabalhadores não aceitam propostas do SIM e pedem demissão em massa

Sem acordo na Audiência no TRT, greve do Transporte Coletivo entra para o 6° dia

Mesmo com decisão do TRT transporte coletivo continua parado na capital

Justiça do Trabalho determina o fim da greve do transporte coletivo em Porto Velho

Trabalhadores do Transporte Coletivo entram no 4° dia de greve

Sem acordo, greve do Transporte Coletivo segue pelo 3º dia

Nota da Semtran sobre a greve do Transporte Coletivo na capital

Por falta de pagamento, trabalhadores paralisam transporte público em Porto Velho

 


Fale conosco