• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Homenagem do procurador Reginaldo trindade à sua mãe


Publicada em: 27/05/2020 10:49:46 - Atualizado



MUITO OBRIGADO, DONA ILDA!!!!!!

HOMENAGEM PEQUENA. GRATIDÃO IMENSURAVELMENTE GIGANTESCA

Resolvi escrever esse pequeno texto para reverenciar Nossa Querida Mãezinha.

A homenagem é modesta demais para fazer face a tudo que de maravilhoso ela nos propiciou. No entanto, cada um dá com aquilo que tem no coração; da mesma forma que cada pessoa recebe também de acordo com o que tem no coração.

Estamos tristes, mas o momento não é para tristeza.

É hora de dar graças. Efusivas graças.

Graças por termos tido uma bênção de mãe: completamente devotada ao lar, ao marido, a todos nós.

Uma mãe que, ao lado do Nosso Amado Pai, criou seis filhos, legando a todos o que de mais importante se pode deixar: caráter e honestidade.

Até no seu martírio de quatro meses de internação hospitalar e mesmo em sua passagem, ela seguiu nos ensinando tanto sobre união da família, a importância de estar junto, de um irmão amar o outro.

Como uma pessoa simples, sem instrução – formal – alguma, pode ensinar tanto àqueles à sua volta? Para muito além de a sabedoria não poder ser medida por frequência escolar, o fato é que só o amor permite tantas lições apreendidas ao longo dos tempos.

Detalhe: ensinava sem falar quase nada; mais pelo exemplo.

Ela foi ao encontro de Deus e do grande Amor de sua vida, de quem se separou há dezoito anos e cujo reencontro ela ansiava há tanto tempo.

O semblante de Dona Ilda, testemunhado por todos no enterro, inclusive pela Minha Amada Rosi, bem denunciava a paz, a serenidade e até mesmo a felicidade da partida.

No saudosismo que se seguiu à despedida, nós começamos a nos lembrar das coisas simples, dos momentos mais singelos, bobos que passamos com a Nossa Querida Mãezinha.

A beleza da vida se expressa assim. Nas coisas mais simples.

Não nos lembramos da pompa, da solenidade, da festividade, dos casamentos, formaturas, posses, cargos, dinheiro, de nada.

Lembramos do que é mais importante: a alegria de estar junto, nas situações mais pitorescas....

Essa é, por si só, uma Senhora Lição, não é mesmo? E ainda dá tempo de reprogramarmos nossas vidas para vivermos à altura.

A morte não é um fim. Acho que nem começo ela é. Talvez seja mera passagem.

E o mandamento de Moisés não se encerrou há sete dias. Pelo contrário, agora, com a passagem de nossos pais, é que devemos verdadeiramente honrá-los na face da Terra.

Pablo Picasso disse em certa ocasião que a morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos.

Vivamos, então, uma vida com dignidade, honra, caráter – exatamente como o Senhor Waldemar Pereira da Trindade e a Senhora Ilda Rosa da Trindade nos ensinaram. Não viver assim será morrer todo dia.

Semeemos o amor ao próximo, assim como o amor entre nós. Nós podemos – e devemos – estar próximos que nem irmãos. Como já fomos um dia. Preservemos a união da família.

Nada, enquanto vivermos, terá sido mais importante....

Com Amor,

Reginaldo Trindade

PVH/RO, 26 de Maio de 2020

Sete Dias Depois


Fale conosco