• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Vírus da Covid pode ter vazado de laboratório, diz pesquisadora norte-americana

A pesquisadora defende, segundo o Futurism, há muito tempo a hipótese de vazamento de laboratório


ig

Publicada em: 16/04/2021 10:42:20 - Atualizado

A possibilidade de o vírus da covid-19 ter vazado de um laboratório voltou a ser discutida nesta semana, depois que a pesquisadora da Universidade de Harvard e do MIT ( Instituto Tecnológico de Massachusetts), Alina Chan, sugeriu essa hipótese para explicar o surgimento do Sars-Cov-2.

Apesar do comentário, a pesquisadora destaca que se trata apenas de uma hipótese e ainda é necessário examinar mais de perto o que ela considera uma explicação plausível para como a pandemia covid-19 começou. As informações são do Futurism.

Vale lembrar que uma equipe de investigadores da OMS (Organização Mundial da Saúde) já disse que era “extremamente improvável” que o coronavírus fosse acidentalmente liberado de um laboratório de pesquisa na China.

A pesquisadora defende, segundo o Futurism, há muito tempo a hipótese de vazamento de laboratório, mas disse que ainda acha que o comércio de vida selvagem é um cenário plausível. “Mas acho que é essencial que tenhamos uma investigação real, confiável e livre de influência política, para saber se esse vírus pode ter vindo de um laboratório ou do comércio de animais selvagens.”

Ela diz acreditar que a principal lacuna em outras histórias de origem do coronavírus é explicar como um coronavírus que pode ter surgido de cavernas de morcegos a centenas de quilômetros de distância chegou a Wuhan e acrescenta que o Instituto de Virologia de Wuhan tinha um programa em que os cientistas viajavam para coletar amostras para análise no laboratório. Como o instituto estava estudando um parente genético próximo do coronavírus na época, a pesquisadora considera que é uma coincidência que deve ser investigada.


Fale conosco