• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Com a missão de manter a ordem, GAPE mobiliza equipe para doar sangue e salvar vidas


Rondonoticias

Publicada em: 09/02/2018 14:55:02 - Atualizado

PORTO VELHO,RONDÔNIA- A missão é manter a ordem dentro dos presídios de Rondônia. Esse é o lema do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (GAPE), mas a solidariedade também é um fator preponderante para os agentes. Prova disso foi a ação humanitária realizada na manhã de sexta-feira,9, quando 25 agentes penitenciários do grupamento compareceram à Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) para doar sangue e reforçar a campanha de carnaval que está sendo desenvolvida desde o início de fevereiro.

A “tropa de elite” penitenciária (vinculada à Secretaria Estadual de Justiça - Sejus) entrou em forma ao comando do agente Ariclei Garcia, relatando todo o lado solidário do grupamento que tem desenvolvido outras ações sociais. “Somos conhecidos pelo trabalho dentro dos presídios e de reprimir a criminalidade, mas, desta vez, estamos reunidos para essa missão que é doar sangue e poder salvar várias vidas. Abraçamos essa causa e chamamos a atenção de todos para que também sejam parceiros da Fhemeron”, disse Ariclei.

O primeiro a doar sangue foi o agente Fagno Ferreira que está no GAPE há um ano, mas desde 2000 é um doador cadastrado. “É um ato de salvar vidas. Não sabemos o dia de amanhã e até mesmo pode ser alguém da família precisando e por isso devemos fazer o bem sem olhar a quem”, disse.

O agente esteve todo tempo assistido pelo técnico em enfermagem Jacson Barbosa que, na ocasião, explicou que o procedimento é simples e muito seguro. Todo material e equipamento utilizados são modernos e descartáveis, o que eliminam qualquer risco para quem doa.

As mulheres também não se intimidaram e engajaram na missão, a exemplo da agente do GAPE, Cristiane Souza que deixou claro: “Não tenho medo de doar. Não é bicho de 7 cabeças e não é dolorido. O que posso deixar de certeza nesse momento é que trata-se de um ato gratificante saber que estou doando sangue e salvando vidas”.

A técnica em enfermagem Diane Nortrato destacou a iniciativa da agente e sintetizou: “Doar sangue é rápido, indolor e não faz mal à saúde”.

A Fhemeron tem desenvolvido ações para atrair mais doadores. Segundo o presidente do órgão, Sid Orleans, as medidas adotadas buscam incentivar as doações não somente nos momentos de tensão, mas também como forma de abastecer os estoques, mantendo-os capazes de atender uma emergência no momento em que esta surgir.

AFhemeron estará atuando em plantão especial neste sábado para doação no horário de 7h15 às 13 horas.. Já na segunda-feira, dia 12, a Fhemeron estará funcionando no horário de 7h15 às 12h. Na quarta-feira, dia 14, o atendimento ao doador será das 13h às 18h30.


Fale conosco