• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Condenados membros de grupo extremista que atacou migrantes na Alemanha

Um tribunal alemão condenou hoje oito membros de um pequeno grupo de extrema-direita a penas de prisão entre os quatro e os dez anos por ataques contra centros de refugiados


Notícias ao Minuto

Publicada em: 07/03/2018 14:42:21 - Atualizado

O tribunal regional de Dresden (leste) condenou os sete homens e uma mulher, com idades entre os 20 e os 40, pelos crimes de "organização terrorista", tentativa de homicídio e ataques à bomba.

O "Grupo Freital" foi formado durante a crise migratória de 2015 e tem o nome de um subúrbio de Dresden que foi palco de numerosos protestos anti-imigração e ataques a refugiados.

Os condenados, que vão "de simples simpatizantes" a partidários de "uma acentuada postura extremista nacional-socialista", agiram "com uma brutalidade crescente", afirmou o juiz presidente Thomas Fresemann.

Alguns dos acusados admitiram os factos e pediram desculpa, mas todos rejeitaram o termo "terrorismo".

O alegado "cérebro" do grupo, Timo Schulz, um motorista de autocarro, foi condenado à pena mais pesada, dez anos. Patrick Festing, que entrega pizzas, foi considerado o especialista em explosivos do grupo e condenado a nove anos e meio de prisão.

A única mulher do grupo, Maria Kleinert, foi condenada a cinco anos e meio.

O grupo realizou pelo menos cinco atentados com explosivos entre julho e novembro de 2015 contra centros de acolhimento de refugiados e militantes de esquerda e o automóvel de um político do partido de esquerda Die Linke.

Por sorte, apenas um refugiado ficou ferido nos ataques de grupo, que visavam, segundo o Ministério Público, "criar um clima de medo e repressão".


Fale conosco