• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Educação: Fundação Lemann inova com programa “Gestão para Aprendizagem”

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação recebem consultorias da instituição


Rondonoticias

Publicada em: 03/11/2017 14:58:04 - Atualizado

PORTO VELHO,RONDÔNIA- A consultora da Fundação Lemann, Cleusa Rodrigues, virá este mês a Porto Velho para apresentar aos técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, assim como também as propostas pedagógicas das escolas públicas e da rede privada de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o território nacional.

A Base estabelece ainda conhecimentos, competências e habilidades que se espera que os estudantes desenvolvam. O documento é orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, e soma-se ainda aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

A consultoria faz parte do programa “Gestão para Aprendizagem”, desenvolvido pela Fundação Lemann, que está sendo ministrado a técnicos da Semed, depois da adesão do prefeito dr Hildon Chaves ao programa. Porto Velho é um dos três municípios selecionados pela fundação em um universo de 150 cidades. A consultoria é prestada sem ônus para a Prefeitura de Porto Velho.

Com a adesão, a partir de agosto os representantes da Secretaria Municipal de Educação participam das programações e ações propostas pela equipe de consultores da Fundação Lemann, com o objetivo de contribuir para que o sistema educacional do município alcance a bons resultados de gestão voltada à aprendizagem, no qual essas ações devem culminar em uma educação de excelência.

A equipe consultora da fundação, a partir da adesão da prefeitura, passou a atuar na secretaria com a realização de ações que estão sendo desenvolvidas com o objetivo de levantar informações da rede municipal de ensino, informações necessárias para auxiliar na construção de propostas de formações para os gestores, coordenadores pedagógicos e professores que atuam nas escolas municipais.

Em setembro, uma equipe da Elos Educacional (parceira da Fundação Lemann) esteve na cidade para prestar a consultoria. Na oportunidade, foi oferecido aos gestores das escolas municipais formação voltada à utilização de uma plataforma educacional, que terá a duração de dois anos, objetivando inicialmente a aproximação da escola à plataforma virtual, recursos e metas das propostas elaboradas pela Lemann e Elos Educacional.

Posteriormente, em outubro, a Lemann, a Elos e a Semed acompanharam os gestores educacionais de Porto Velho no processo de adesão ao programa, a fim de conhecer a regionalidade escolar, já que a capital de Rondônia possui um extenso território. Ressaltando que esta ação tem sido realizada desde o início da parceria, devido a quantidade de escolas urbanas e rurais.



Fale conosco