• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

19 DE ABRIL - DIA DO ÍNDIO: Homenagem do Rondonoticias aos povos indígenas

Esta importante data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual.


Rondonoticias/ Pâmela Pimenta e Rayane Cavalcante

Publicada em: 19/04/2018 08:54:47 - Atualizado


BRASIL - Pouca gente sabe ou já se deu conta, mas antes da vinda dos europeus em terras americanas, todos os países que formam este continente eram povoados por grandes nações indígenas. Parece uma realidade bem distinta do que é contado nos livros de história que nos fazem ler nas escolas, não é mesmo?!.

A ganância aliada a crueldade dos homens, dizimaram muitas tribos e grande parte da cultura indígena foi esquecida.

Exatamente neste contexto, o Dia do Índio surgiu para preservar as tradições e suas identidades, fazendo com que as novas gerações não deixem para trás as verdadeiras raízes que compõem o povo brasileiro.

O Rondonoticias parabeniza todo o povo indígena por este dia e deixa registrado um enorme respeito por sua cultura e tradições.


História do dia do índio

No Brasil anualmente no dia 19 de abril é comemorado o dia do índio, uma homenagem aqueles que tiveram uma grande influência na étnia da população brasileira e cultural, além disso, uma forma de conservar a cultura indígena.

A data foi criada pelo Presidente Getúlio Vargas no ano de 1943, o dia do índio serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual.

Um dos primeiros habitantes no Brasil, os mais de duzentos povos indígenas hoje dominam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas, com hábitos e linguagens diferentes, com sua própria religião, cultura e costume, vivem da pesca, caça e agricultura.

Os indígenas utilizam a natureza para curas medicinais, religiosas e artesanais, realizam também festas e cerimonias religiosas, dançam, cantam com os corpos pintados homenageando os espíritos da natureza e seus antepassados.

Nas escolas os alunos fazem estudos sobre a cultura indígena, frisando a valorização e preservação das terras, trazendo a história, enfatizando a importância do índio na sociedade.


Algumas dicas do que fazer no dia do índio

Fazer um cocar de índio com penas;

Fazer colares indígenas;

Trabalhar com argila e fazer vasilhas e outros utensílios, pintando-os com motivos indígenas;

Relembrar para as crianças as palavras de origem indígena;

Contar a história dos índios no Brasil;

Consciencializar as crianças para a importância da cultura indígena no Brasil;

Pintar desenhos alusivos ao dia;

Cantar músicas indígenas ou alusivas ao Dia do Índio.



Fale conosco