RONDONOTICIAS segunda-feira, 10 de dezembro de 2018 - Criado em 11/10/2001

ATUALIZADA: TCE deflagra “Blitz na Saúde” e apura condição de UPAs na capital e Ariquemes


05/12/2018 10:00:47 - Atualizado

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), por meio da Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE), deflagrounesta quarta-feira (5) a fiscalização denominada “Blitz na Saúde”, na qual serão vistoriadas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos municípios de Porto Velho e Ariquemes.

A ação busca verificar as condições de prestação dos serviços oferecidos pelas UPAs, contemplando as três unidades existentes no Estado de Rondônia, ou seja, as duas de Porto Velho (UPAs da Zona Sul e Zona Leste), e a UPA do município de Ariquemes, além das unidades de Pronto-Atendimentos Ana Adelaide e José Adelino (em Porto Velho), que também realizam atendimento 24h.

Nessa primeira ação, auditores do TCE verificarão cinco pontos principais nessas unidades: o controle e a presença de pessoal (incluindo as escalas de profissionais da área); controle de medicamentos; condições físicas (limpeza, conforto e sinalização, entre outros); estado e manutenção dos equipamentos das UPAs; e aspectos relacionados ao atendimento aos usuários dos serviços.

A proposta da “Blitz na Saúde”, conforme a área técnica do TCE, é a partir da verificação da situação das unidades de saúde contribuir de forma propositiva para a gestão pública, mediante a indução de medidas corretivas, assim como recomendando pontos que demandem ação para melhoria e boas práticas, resultando, assim, num aprimoramento dos serviços prestados ao cidadão.


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.