• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Prefeitos vencedores de Rondônia serão conhecidos no dia 5 de junho

Em sua 10ª edição, o PSPE valoriza o esforço e a determinação com que as prefeituras de Rondônia


Sebrae RO

Publicada em: 03/06/2019 11:22:58 - Atualizado

RONDÔNIA - Com o objetivo de reconhecer a capacidade administrativa de gestores que tenham desenvolvido trabalhos para o sucesso dos pequenos negócios, no ano 2000, foi lançado o projeto Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). O Sebrae criou esta forma de valorizar a capacidade administrativa dos prefeitos para aqueles que oferecem soluções aos empreendedores, permitindo que possam fornecer seus produtos aos poderes públicos, dentre outras alternativas. Em 2019 o PSPE apresentou os vencedores das etapas estaduais a uma comissão formada por especialistas. Somente iremos conhecer os grandes vencedores numa premiação que acontece em Brasília no dia cinco de junho.

Em sua 10ª edição, o PSPE valoriza o esforço e a determinação com que as prefeituras de Rondônia se dedicaram à promoção do desenvolvimento local. A premiação que ocorreu em nosso estado segue a mesma sequência de fases que levaram à escolha de projetos nos demais estados da Federação. Esse encadeamento de etapas começou com a inscrição e habilitação e passou pela pré-seleção em seguida os analistas do Sebrae foram aos municípios e realizaram visitas técnicas para conferir os projetos. Com os resultados apresentados pelos avaliadores chegaram à segunda pré-seleção a partir da qual os projetos passaram pelo julgamento estadual e a premiação.

Rondônia teve sua fase estadual do PSPE com a premiação dos projetos de Chupinguaia com Comissão Permanente de Licitação Como Vetor de Desenvolvimento de Chupinguaia na categoria compras governamentais de pequenos negócios, Jaru com Agricultura Familiar, Qualidade na Merenda Escolar na categoria pequenos negócios no campo, Monte Negro comDesenvolva na categoria políticas púbicas para desenvolvimento de pequenos negócios, Cacoal com Renascer das Águas – Minas de Produçãona categoria Inovação e Sustentabilidade.

A prefeita de Chupinguaia, Sheila Flavia Anselmo Mosso, utiliza a Comissão Permanente de Licitações – CPL, como instrumento alavancador visando transformar as compras governamentais em vetor de desenvolvimento e de oportunidades para as micro e pequenas empresas locais, priorizando, estimulando e incentivando a participação desses pequenos negócios nas compras públicas. A ideia é fazer com que o dinheiro do poder público permaneça circulando na economia do município e fomente o desenvolvimento para gerar mais renda e qualidade de vida para a população de Chupinguaia.

Para o prefeito João Gonçalves Silva Junior, de Jaru, o projeto Agricultura Familiar, Qualidade na Merenda Escolar tem o objetivo de desburocratizar a compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar. Tem por meta garantir renda aos agricultores familiares, bem como fomentar a economia local, com alimentação saudável  para mais de cinco mil alunos da rede de ensino municipal.

Com o projeto Desenvolva o prefeito de Monte Negro Evandro Marques da Silva vem garantindo o atendimento mais fácil a empreendedores formais, empreendedores informais, agroindústrias, associações e potenciais empreendedores, visando a ampliação dos negócios locais. O Desenvolva tem fomentado a economia e o desenvolvimento econômicos, dos que já possuem o negócio próprio ou que se mantém na informalidade, devido a burocracia, totalizando 50 empresas no ano até Junho de 2019.

Para a prefeita Glaucione Maria Rodrigues Neri, de Cacoal, o projeto surgiu por uma necessidade em garantir água para o campo com a recuperação do solo e nascentes. O projeto Renascer das Águas – Minas de Produção fomenta a conscientização ambiental, dos produtores rurais e a sociedade, quanto a importância da recuperação e manutenção das nascentes, proporcionando assim o desenvolvimento econômico.

Rondônia tem quatro fortes concorrentes para disputar a etapa nacional e possivelmente nestas quatro categorias esperamos pelo sucesso dos nossos executivos estaduais que realmente têm sido protagonistas do desenvolvimento local nos territórios de suas administrações.

Caso queira saber mais sobre as ações do Sebrae ou se inscrever nos cursos, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 981305656, InstagramFacebookTwitterLinkedIn e YouTube nos canais Sebrae RO.


Fale conosco