• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Magistrados do TJ/RO se reúnem com presidente do STF Dias Toffoli

Reunião abordou as vantagens do uso de inteligência artificial e a necessidade de regulamentação no âmbito do judiciário


Ascom Emeron

Publicada em: 16/08/2019 12:22:56 - Atualizado

BRASÍLIA DF - Os magistrados do Tribunal de Justiça de Rondônia Marcos Alaor Diniz Grangeia e Sandra Silvestre Frias Torres, atualmente juíza auxiliar do Conselho Nacional de Justiça e o desembargador Carlos Vieira Von Adamek, do Tribunal de Justiça de São Paulo participaram esta semana de uma reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.

A reunião abordou as vantagens do uso de inteligência artificial e a necessidade de regulamentação, no âmbito do judiciário, do uso e desenvolvimento de sistemas nesta área, como forma a definir parâmetros éticos que respeitem direitos fundamentais e transparência na construção dessas ferramentas. Marcos Alaor usou como exemplo a comunidade europeia, que já adotou um código de ética para o uso de inteligência artificial em seu judiciário.

Dias Toffoli, que também preside o CNJ, manifestou amplo interesse pelo tema, afirmando que “é oportuno e realmente precisa ser estudado e debatido no âmbito do Conselho”. O ministro também acenou para que providências sejam adotadas neste sentido.



Fale conosco