• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Hemocentro fica sem fazer coleta de sangue por não possuir médico


G1

Publicada em: 21/01/2019 15:43:29 - Atualizado


ARIQUEMES, RO - O problema da falta de médico no Hemocentro de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, que já prejudicava o atendimento na coleta de sangue se tornou mais grave desde a última semana.

A unidade possuía dois médicos e a saída de um deles acarretou na redução dos dias de atendimento, que passou a ser três vezes por semana.

Mas desde o último dia 15 de janeiro, o médico que atuava no local saiu de férias e as coletas de sangue foram suspensas.

De acordo com o diretor do Hemocentro de Ariquemes, Luis Garcia, todas as providências já foram tomadas junto ao hemocentro coordenador para tentar solucionar o problema.

“Comunicamos este fato à coordenação geral e eles estão tentando resolver esse impasse em nível de Secretaria Estadual da Saúde [Sesau]. Mas infelizmente, até lá, a gente passará por uma fase um pouco difícil em virtude de não ter a presença do médico e não poder fazer coletas de sangue”, disse Garcia.

Segundo a direção do hemocentro local até os doadores fidelizados entenderam a atual situação e se solidarizaram.

Apesar do problema, Luis Garcia revelou que o estoque de sangue no município ainda apresenta uma boa quantidade.

“Nessas duas últimas semanas de janeiro vamos passar por esse aperto, mas o nosso estoque está bom e ainda está garantindo a demanda. Estamos aguardando a chegar de um médico, ou qualquer coisa, pedir a ajuda do hemocentro coordenador, em Porto Velho”.

Conforme a direção do hemocentro, um relatório com a solicitação para a contratação de um novo médico para atender em Ariquemes já foi enviado para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), que devem viabilizar um novo profissional em breve.


Fale conosco