RONDONOTICIAS sexta-feira, 14 de agosto de 2020 - Criado em 11/10/2001

Moradores de 20 a 49 anos devem se imunizar contra o Sarampo

A vacina segue até o dia 31 de agosto


FOLHA DE VILHENA

Publicada em: 01/08/2020 09:03:20 - Atualizado


VILHENA, RO - Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão realizando a imunização de intensificação contra o Sarampo, na cidade de Vilhena. A vacinação começou no dia 23 de março, e já imunizou em torno de 4.000 pessoas. O calendário segue até o dia 31 de agosto, atendendo pessoas de 20 a 49 anos. 

Em março, uma criança de 5 meses morreu após contrair Sarampo em Vilhena. Ela havia apresentado quadro de pneumonia, e após se curar foi levada para casa pelos pais. No entanto, logo em seguida passou a apresentar sintomas do Sarampo, sendo levada ao Hospital Regional e posteriormente transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Cacoal. No dia 02, o óbito foi constatado.

 “Todas as unidades básicas de saúde estão vacinando. Inclusive, pedimos que esta população atualize seus cartões de vacinas Contra: Sarampo, Tétano, Hepatite B e Febre Amarela. Todas estas doenças são Imunoprevineis e a única forma de prevenção é a vacinação”, informou a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Suely Aparecida.

 CONHEÇA O SARAMPO A doença é causada por uma infecção causada pelo vírus com genoma RNA (paramyxovirus do grupo morbilivirus), sendo extremamente contagiosa e perigosa. Sua transmissão acontece principalmente por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Seus sintomas são: febre, tosse, irritação nos olhos, escorrimento e congestão nasal, mal-estar, manchas escuras no corpo, lesões na boca. Com complicações, o Sarampo pode atingir o sistema nervoso central e desenvolver quadro de pneumonia, podendo até levar a óbito.


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br