• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

CORRUPÇÃO NA EDUCAÇÃO: Veja a relação dos presos na Operação Ciranda da Polícia Federal


Rondonoticias

Publicada em: 30/05/2018 09:34:04 - Atualizado


PORTO VELHO: Empresários, advogado, servidores públicos e laranjas fazem parte da relação dos presos pela Polícia Federal na manhã dessa terça-feira, 39, na Operação Ciranda, deflagrada em conjunto com o Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União (CGU), onde foram apuradas fraudes, no caráter competitivo, irregularidades na execução dos contratos e superfaturamento dos preços do contrato, referentes a licitação nº 09.00010/2013, que corresponde ao serviço de transporte escolar fluvial para atender alunos da rede municipal.

No pedido de prisão provisória consta os nomes de: Clebson Harrison Damaceno Pantoja, Clébia Damacena Pantoja Esbarzi, Rodolpho Esbarzi Neto, Juliano Hey, José Cristiano Pinheiro, Werison Cunha dos Santos, Illane Cunha dos Santos, Marcos Aurélio Marques, Erivaldo de Souza Almeida, Eric dos Santos Pereira, e estão presos.

De acordo com informações da Polícia Federal essa licitação foi assinada em 2014 e periodicamente renovada até fevereiro de 2018. Durante esse período estima-se que o prejuízo aos cofres públicos são superiores R$ 20 milhões. Também foi apurado que desde 2010 as empresas participantes do esquema ilícito receberam mais de R$ 100 milhões em contratos com a Prefeitura de Porto Velho.

Os acusados estão sendo ouvidos desde o momento da prisão na Superintendência da Polícia Federal em Rondônia, de onde devem ser encaminhados para presídios estaduais, ficando à e responderão, perante a Justiça Federal, pelos crimes de organização criminosa, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

De acordo com a Polícia Federal, junto com o mandado de prisão temporária, a Justiça emitiu mandados de busca e apreensão e seqüestro de bens móveis e imóveis que possam garantir o ressarcimento dos valores identificados como superfaturados.

Fale conosco