• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Aprenda: ​Como descartar os resíduos industriais corretamente


Rondonoticias - assessoria

Publicada em: 27/04/2018 16:01:54 - Atualizado


Imagem: shutterstock.com

As empresas que produzem grandes quantidades de resíduos são responsáveis também pela sua destinação final e, têm o comprometimento de evitar que ocorra a contaminação do solo, da água e do ar através desses resíduos. No Brasil a Política Nacional de Resíduos sólidos (Lei nº 12.305/10) procura organizar a forma com que as empresas lidam com o lixo, por isso que essas empresas são obrigadas a apresentarem um plano de gerenciamento de resíduos sólidos que mostre transparência nas etapas de produção de empresa até a destinação final dos resíduos.

O descarte correto dos resíduos industriais inicia na forma com que é feito a separação. Cada tipo de resíduo deve ser separado com atenção e cuidado para que um não contamine o outro. Após a separação os resíduos devem ser embalados e etiquetados com informações sobre as suas características para facilitar na hora da sua manipulação. Os resíduos tóxicos e químicos devem ser destinados a um centro de tratamento para que se tornem neutros e evitar a contaminação do meio ambiente.

Os resíduos industriais que podem ser reciclados acabam sendo uma oportunidade para empresas economizarem ou até mesmo lucrar mais. O mercado de resíduos é responsável pela reciclagem do lixo que pode ser vendido como matéria-prima mais barata para outras empresas. Diante desse cenário, muitas empresas apostam na venda de seus resíduos que seriam apenas descartados, o que traz um lucro inesperado. Enquanto outras apostam na compra de materiais reciclados para economizar na matéria-prima. Existe também aquelas empresas que decidiram investir especificamente no mercado de resíduos, apostando na compra e no tratamento de resíduos para vendê-los novamente ao mercado.

Existe cada vez mais pesquisas e estudos para desenvolver novas estratégias a fim de aproveitar os resíduos industriais. O asfalto ecológico é um exemplo disso, ele é feito a partir da borracha que surge a partir de materiais reciclados como o pneu, por exemplo. A tecnologia também está cada vez mais voltada para as estratégias sustentáveis, o software VG Resíduos é uma ferramenta que permite que empresas de qualquer setor e indústria tenham um gerenciamento de resíduos sólidos de forma otimizada e de acordo com as leis ambientais, o que permite a visualização detalhada e o controle maior das etapas de produção da empresa (o que é fundamental para organizar de forma certa os tipos de resíduos) e, além disso, conta com a função mercado de resíduos para que empresas de todo o Brasil possam vender e comprar resíduos industriais.

A reciclagem traz muitas oportunidades para o aproveitamento dos resíduos industriais. Entre os materiais mais reciclados podemos encontrar a borracha, o papel, o vidro, o aço, o alumínio, o plástico, entre outros que oferecem grandes oportunidades ajudando o meio ambiente, a sociedade e as empresas a lucrarem ou economizarem mais.


Fale conosco