• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de abril de 2024

Barack Obama intervém para ajudar Biden a derrotar Trump novamente, disseram fontes

Presidente dos EUA e Obama conversaram por horas na Casa Branca na última semana e alinharam estratégias de campanha, disseram fontes


cnn

Publicada em: 28/03/2024 09:58:24 - Atualizado

MUNDO: Barack Obama passou várias horas na última sexta-feira na sala de jantar familiar da Casa Branca, visitando o seu ex-vice-presidente, Joe Biden.

O clima era alegre enquanto a dupla trocava piadas, e a reunião serviu como uma espécie de pequena reunião para os respectivos funcionários dos dois presidentes – muitos dos quais se conheciam desde a Casa Branca de Obama.

Ainda assim, a ocasião não foi apenas dois velhos amigos conversando.

Obama deixou claro aos associados nos últimos meses que acredita que a intensificação da revanche de Biden com Donald Trump em novembro será incrivelmente acirrada e que a eleição de 2024 marca um momento de “toda a mão na massa”, disseram as pessoas familiarizadas com sua opinião.

Para esse fim, o seu regresso ao número 1600 da Avenida Pensilvânia na semana passada foi em grande parte uma visita de trabalho.

Biden e Obama, juntamente com a ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, participaram numa chamada de organização na residência da Casa Branca, anunciando o 14º aniversário da Lei de Cuidados Acessíveis.

“Temos a oportunidade de fazer ainda mais, mas isso só acontecerá se enviarmos Joe e Kamala de volta à Casa Branca em novembro”, disse Obama no vídeo. “Então, temos que continuar trabalhando.”

Fora das câmeras, Obama disse a Biden que achava que os comentários do presidente sobre o Estado da União no início deste mês tinham sido eficazes e estavam sendo bem sucedidos, de acordo com pessoas familiarizadas com a conversa.

Obama também enfatizou a Biden o quanto ele acredita que os cuidados de saúde serão uma questão politicamente potente e importante nas próximas eleições.

A campanha também gravou outros conteúdos com os dois presidentes, disseram fontes, que planejam lançar nas próximas semanas.

Obama e Biden conversam com frequência, disseram fontes, e o ex-presidente permanece em contato direto com alguns altos funcionários da Casa Branca, incluindo o chefe de gabinete de Biden, Jeff Zients, que trabalhou no governo Obama.

O ex-presidente deu uma ajuda ocasional a Biden desde o anúncio da reeleição do atual presidente no ano passado, particularmente através de apelos públicos para angariação de fundos e em conversas tranquilas na esperança de acalmar a preocupação de alguns democratas sobre a procura de Biden para um segundo mandato.

Espera-se que seu envolvimento com a campanha de Biden se intensifique à medida que as eleições gerais avançam, e assessores disseram que ele já concordou com várias aparições de campanha antes de novembro, enquanto trabalha para ajudar a reconstruir a coalizão vencedora de Biden a partir de 2020.

A maior adesão de Obama ao esforço de reeleição de Biden acontece nesta quinta-feira, em um evento de arrecadação de fundos repleto de estrelas em Manhattan, com Biden, Obama e o ex-presidente Bill Clinton. Os três presidentes terão uma rara conversa, moderada por Stephen Colbert.

Dificilmente será uma reunião rotineira do Clube dos Presidentes, e quando Clinton e Obama subirem ao palco do Radio City Music Hall, a sua aparição sublinhará o momento extraordinário na história americana, quando um presidente em exercício se vê envolvido numa luta amarga para manter o seu antecessor de retornar à Casa Branca.



Fale conosco