• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 11 de maio de 2024

China reestrutura Forças Armadas pensando em como vencer guerras futuras

Especialistas falam em movimento de Xi Jinping para aumentar controle sobre exército


CNN

Publicada em: 27/04/2024 10:21:20 - Atualizado


MUNDO: A China realizou a maior reestruturação das suas Forças Armadas em quase uma década, abraçando tecnologia voltada para guerras modernas, enquanto Pequim vive tensão com Washington numa região repleta de tensões geopolíticas.

Na semana passada, o líder chinês Xi Jinping desmantelou a Força de Apoio Estratégico (SSF), um ramo militar que criou em 2015 para executar as funções de guerra espacial, cibernética, eletrônica e psicológica do Exército de Libertação Popular (ELP) como parte de uma revisão abrangente das Forças Armadas.

Em seu lugar, Xi inaugurou a Força de Apoio à Informação, que ele disse ser “um novo braço estratégico do ELP e um suporte fundamental para o desenvolvimento coordenado e a aplicação do sistema de informação em rede”.

A nova força desempenharia um papel importante para ajudar os militares chineses a “lutar e vencer na guerra moderna”, disse o presidente do país em cerimônia na sexta-feira (26).

Em coletiva de imprensa no mesmo dia, um porta-voz do Ministério da Defesa da China pareceu sugerir que a SSF estava efetivamente dividida em três unidades – a Força de Apoio à Informação, a Força Aeroespacial e a Força Ciberespacial – que responderão diretamente à Comissão Militar Central, órgão no topo da cadeia de comando militar chefiado por Xi.


Fale conosco