• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Espanha supera China em número de mortos por coronavírus

Ministério da Saúde confirmou a morte de mais 738 pessoas nas últimas 24 horas, fazendo número total de vítimas da doença saltar para 3.434


r7

Publicada em: 25/03/2020 11:36:09 - Atualizado

MUNDO: A Espanha superou a China no número de mortos pelo coronavírus e agora é o segundo país com o maior número de fatalidades causadas pela doença, atrás apenas da Itália.

O Ministério da Saúde espanhol confirmou nesta quarta-feira (25) a morte de mais 738 pessoas nas últimas 24 horas, fazendo o número de mortos saltar para 3.434. A China tem 3.285 mortos.

A Espanha é o segundo país na Europa mais atingido pela doença, com mais de 47 mil casos confirmados, dos quais mais de 3.100 estão na UTI segundo a BBC Mundo.

Sobrecarga do sistema de saúde

O sistema hospitalar está "sobrecarregado" e essa situação "continuará crescendo" até que o nível de novos positivos seja reduzido, reconheceu hoje o porta-voz do Ministério da Saúde, Fernando Simón, durante entrevista coletiva.

O sistema de saúde está praticamente bloqueado e os profissionais estão exaustos, especialmente nas regiões mais afetadas, como Madri e Catalunha.

Madri, região mais afetada da Espanha, já registra 1.825 mortes.

Mas a evolução dos dados, tanto dos infectados como os falecidos, difere de acordo com as regiões; e a Catalunha foi a mais afetada pelo segundo dia, hoje, com um aumento de 50% dos internados, enquanto em Madri foi de apenas 7%.

Em uma nota positiva, 5.367 pacientes já receberam alta em todo o país.

Um exemplo da crise na Espanha é que a ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) colocou todo o seu pessoal de saúde a serviço das autoridades e estão colaborando em Madri e Barcelona para atender à saturação hospitalar.

Vários sindicatos dos profissionais da saúde denunciaram a diferentes tribunais a falta de equipamentos e proteção hospitalar, e um tribunal emitiu hoje uma ordem para que os trabalhadores sanitários em Madri recebam o material necessário dentro de 24 horas.

O coronavírus já deixou mais de 400 mil infectados pelo mundo e mais de 19 mil mortos. A Itália lidera o ranking de vítimas, com pelo menos 6.820 vítimas.


Fale conosco