• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Oposição promete candidato único para enfrentar Maduro na eleição

Divisão na coalizão de partidos se intensificou após vitória do chavismo em pleito regional.


G1

Publicada em: 29/12/2017 16:15:29 - Atualizado

A aliança opositora venezuelana, atualmente afetada por divisões internas, se comprometeu, nesta sexta-feira (29), a escolher um candidato único para a eleição presidencial de 2018, na qual Nicolás Maduro aspirará à reeleição.

"Nos comprometemos a reforçar nossa unidade (...) e procederemos à escolha de um candidato unitário", indicou um comunicado da coalizão de partidos Mesa de la Unidad Democrática (MUD) com motivo do fim do ano.

A MUD não especificou qual será o mecanismo utilizado para eleger o rival de Maduro, mas no último 12 de dezembro o deputado opositor Luis Florido afirmou que os principais grupos iniciaram consultas para ir a primárias.

As divisões na MUD se aprofundaram após a vitória do chavismo nas eleições de governadores do último 15 de outubro, nas que a coalizão denunciou uma "fraude".

Também em consequência da negativa dos maiores grupos políticos de apresentarem candidatos nas eleições de prefeitos de 10 de dezembro, nas quais o governo também obteve vitória.

Estas fissuras refletem nas negociações empreendidas com o governo de Maduro na República Dominicana.

No entanto, no comunicado desta sexta-feira a MUD indicou que continuará "explorando vias de negociação com respaldo internacional".

Setores da oposição consideram esses diálogos uma "traição" após os protestos que exigiam a saída do presidente socialista do poder, com saldo de 125 mortos entre abril e julho deste ano.

A eleição presidencial está marcada para o final de 2018, mas líderes opositores e analistas preveem que esta pode ser antecipada para o primeiro trimestre do ano.

"Maduro vai insistir na estratégia de adiantar o máximo possível a eleição presidencial para evitar que a oposição se reagrupe", disse o especialista Eugenio Martínez à AFP.


Fale conosco