• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Bombardeamentos perto de Damasco provocam a morte de pelo menos 15 civis

Os bombardeamentos de hoje na Ghouta oriental, enclave perto de Damasco ocupado pelos rebeldes que lutam contra o regime sírio, provocou a morte a pelo menos 15 civis,


Noticias ao Minuto

Publicada em: 09/01/2018 15:38:24 - Atualizado

Entre os mortos nos bombardeamentos aéreos e de artilharia encontram-se três crianças e, em retaliação, os rebeldes disparam obuses sobre dois bairros da capital síria, Damasco, tendo causado quatro mortos, de acordo com os órgãos de comunicação social estatais.

Os bombardeamentos do regime de Bachar al-Assad sobre Ghouta oriental são diários e alguns têm intervenção da aviação russa, indicou a OSDH.

Os ataques mais mortíferos visam a localidade de Hamouria, onde oito civis morreram, referiu aquela organização não-governamental, com uma base vasta de fontes na Síria, em conflito armado desde janeiro 2011.

"O total de feridos é de 85, alguns em estado crítico, e o número de mortos poderá ser revisto para cima", disse o diretor da OSDH, Rami Abdel Rahmane.

Sob cerco do regime sírio desde 2013, Ghouta Oriental é uma das quatro áreas em que não são aplicadas tréguas nos combates por parte da Síria.

O regime intensificou os ataques contra a zona, onde cerca de 400 mil pessoas são afetadas pela grave escassez de alimentos e medicamentos.

Desencadeada pela repressão das manifestações pacíficas pelo regime, em 2011, o conflito na Síria tornou-se mais complexo com o envolvimento de países estrangeiros e de grupos 'jihadistas' num território cada vez mais fragmentado.

O conflito fez mais de 340 mil mortos e milhões de desalojados e refugiados.


Fale conosco