• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Congresso dos EUA se reúne para certificar vitória de Biden

Esse é o último passo para reafirmar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro.


Assessoria

Publicada em: 06/01/2021 14:46:32 - Atualizado

O Congresso dos Estados Unidos se reúne nesta quarta-feira (6) para a contagem e certificação dos votos do Colégio Eleitoral. Esse é o último passo para confirmar os resultados das eleições presidenciais de 3 de novembro, que deram vitória ao democrata Joe Biden.

O Colégio Eleitoral se reuniu em 14 de dezembro e escolheu formalmente Biden como o próximo presidente com 306 votos para o democrata e 232 para seu adversário, Donald Trump, que tentava a reeleição. Ao Congresso cabe chancelar.

Normalmente este seria um procedimento meramente formal, mas este ano é diferente, porque Trump não admite a derrota e diz, sem apresentar provas, que a eleição foi roubada.

Foram validados apenas os votos de dois estados até a última atualização desta reportagem: Alabama e Alaska, que dão 12 votos para Trump. Ainda faltam contar e certificar os votos de outros 47 estados e do Distrito de Columbia.

Os votos do Arizona foram contestados a pedido do deputado Paul Gosar. Por conta disso, como é previsto na lei norte-americana, a contagem será interrompida por 2h para que o pedido seja discutido em uma sessão da Câmara dos Representantes.

É esperado que o processo desta quarta demore mais do que o normal, uma vez que dezenas de legisladores republicanos permanecem fiéis a Trump. Ainda assim, isso não deve mudar o fato de que Biden tomará posse em 20 de janeiro.


Fale conosco