• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de abril de 2024

Grécia pede apoio à UE e NATO para resolver questão de militares detidos

A Grécia denunciou hoje junto da União Europeia (UE) e da NATO a situação dos dois militares gregos detidos na semana passada na Turquia


Notícias ao Minuto

Publicada em: 06/03/2018 10:50:31 - Atualizado

Esta informação foi avançada pelo responsável da tutela da Defesa grega, Panos Kammenos, que está hoje a participar em Bruxelas numa reunião dos ministros de Defesa da UE.

Panos Kammenos disse que os dois militares, um tenente e um sargento, foram detidos na quinta-feira dentro do território turco, "a poucos metros", quando efetuavam uma patrulha contra o tráfico ilegal de migrantes.

Segundo as autoridades de Atenas, os militares perderam-se por causa das condições meteorológicas adversas registadas na altura naquela região.

Um tribunal turco na cidade fronteiriça de Edirne rejeitou, entretanto, um pedido para a libertação provisória dos militares gregos e deliberou, na passada sexta-feira, a prisão preventiva dos dois elementos.

Os dois militares estão detidos por "tentativa de espionagem militar e entrada em zona militar proibida".

A agência estatal turca Anadolu noticiou que os dois militares terão confessado que tiraram imagens com os respetivos telemóveis, imagens essas que seriam enviadas para os seus superiores.

Os militares foram detidos perto da povoação grega de Kastanies, a cerca de cinco quilómetros de Edirne.

Nesta zona, a linha de fronteira não está claramente definida e encontra-se no meio de vegetação e terrenos agrícolas.

Este incidente veio esfriar ainda mais a complexa relação entre Ancara e Atenas, dois países aliados na NATO mas que têm disputas de longa data sobre fronteiriças marítimas e direitos comerciais.



Fale conosco