• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Justiça prorroga três prisões de envolvidos na "Pau Oco" e manda soltar secretário


g1-RO

Publicada em: 11/11/2018 12:17:44 - Atualizado

PORTO VELHO - RO - O Poder de Judiciário de Rondônia prorrogou, na última sexta feira, 09, as prisões temporárias de três investigados na operação "Pau Oco", que apura fraudes na Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado (Sedam). 

Osvaldo Pittaluga, ex-secretário adjunto da Sedam, Flávio Tiellet, assessor do governo do estado e um terceiro investigado devem continuar presos temporariamente por mais cinco dias.

Já o ex-secretário Hamilton Pereira foi liberado da cadeia juntamente com outros dois investigados.

Depois das prisões nesta semana, o governador Daniel Pereira (PSB) exonerou Hamilton e Pitaluga dos cargos. 

Após a operação na Sedam, Renato Berwanger da Silva foi nomeado secretário da Sedam e Jorge Lourenço da Silva como secretário adjunto da pasta.


ENTENDA A OPERAÇÃO "PAU OCO"

A Operação Pau Oco foi deflagrada pela Polícia Civil no último dia 5 de novembro. Na ocasião, os agentes cumpriram 15 mandados de busca e apreensão e 10 de afastamentos de função pública. Quatro pessoas foram presas.

Conforme investigadores, a Pau Oco foi feita com o objetivo de apurar um esquema de extração ilegal de madeiras, sem qualquer verificação prévia em áreas florestais de jurisdição estadual, e o envolvimento de servidores comissionados da Sedam.

Os locais de origem da retirada estão sendo mapeados. Fala-se nos bastidores em novas prisões, além de investigação em uma superintendência e outra secretaria.


Fale conosco