Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
PORTO VELHO - RO - Em Operação deflagrada na manhã desta quarta feira (21), denominada "Pedágio" na cidade de Ji-Paraná, região central do Estado, a Polícia Federal prendeu nove pessoas, entre estas, empresários, o atual secretário de administração do município e o antigo dirigente e dois ex-vereadores, um deles atual dirigente regional do Governo de Rondônia.
Conforme informações da PF, os investigados responderão pelos crimes de: formação de organização criminosa, concussão, corrupção e lavagem de capitais e cumprem agora prisão preventiva, sem prazo para acabar.
COMO FUNCIONAVA O ESQUEMA
De acordo com o que foi apurado pelos policiais, empresários eram pressionados a pagar propina para vencer licitações e receber pagamentos dos contratos com a Prefeitura. Há suspeita inclusive de formação de cartel (acerto entre eles para ganharem as licitações).
Ao todo foram cumpridos 10 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão. Foram apreendidos 16 veículos, R$ 10 mil, além de uma porção de maconha.
Ainda de acordo com dados da Polícia Federal, as prisões ocorreram em quatro empresas, residências dos acusados e na Secretaria de Administração e na Comissão de Licitação. Nesses locais foram apreendidos os processos licitatórios e documentações.
QUEM SÃO OS PRESOS
1. Anibal Severino da Silva – Empresário – W. G. S. CONSTRUÇÕES LTDA
2. Jair Eugênio Marinho – Ex-secretário Municipal de Administração
3. Antônio José Furhmann – Empresário FUHRMANN & CIA LTDA
4. Jackson Junior de Souza - Presidente da CPL
5. Nilton Cezar Rios – Secretário regional de Governo, ex-vereador
6. Valentim Camilo - empresário CRV Construtora
7. Renato Camilo – empresário CRV Construtora
8. Valmir Xavier da Silva – ex-vereador
9. Nilton Leandro Motta dos Santos - Secretário Municipal de Administração