• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Singeperon repudia Rachel Sheherazade "feriu toda a classe"

Fenaspen também reagiu e disse jornalista generalizou ao taxar todos os trabalhadores penitenciários de corruptos. Veja o vídeo da apresentadora do SBT e Notas de Repúdio


Jaqueline Alencar / Rondonoticias

Publicada em: 03/08/2019 12:00:15 - Atualizado

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

RONDÔNIA - A jornalista Rachel Sheherazade, âncora do SBT Brasil, se envolveu em mais uma polêmica. Dessa vez, por conta de um vídeo intitulado “Monstros contra Monstros” que ela publicou na última terça-feira (30), em seu canal no You Tube, falando sobre o caótico sistema prisional brasileiro, que voltou a ser manchete com a recente guerra de facções criminosas no presídio de Altamira, no Pará, que deixou aos menos 60 presos mortos, 16 deles decapitados.

Na tarde dessa sexta-feira (02), o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Rondônia (Singeperon) repudiou as críticas da jornalista em nota publicada na Rede Social do Facebook (confira a nota na íntegra abaixo). Na opinião do Sindicato, ao declarar que “armas e drogas circulam sob o nariz e olhar do Estado e com a conivência dos agentes prisionais”, e que “as cadeias são um antro de criminosos dos dois lados das celas”, Rachel Sheherazade fere toda a classe, e generaliza, sem considerar os servidores que trabalham com dignidade para manter a ordem nos presídios e a segurança da sociedade.

Na quinta-feira (1°), a Federação Nacional Sindical dos Servidores do Sistema Penitenciário (Fenaspen) também já havia se manifestado sobre as afirmações feitas pela jornalista. Em sua nota (confira também a nota na íntegra abaixo) a entidade diz que a jornalista “taxou todos os trabalhadores penitenciários de corruptos”, e que a fala da comunicadora do SBT é desrespeitosa, “generaliza e calunia toda a categoria”, e que representa uma afronta a todos os agentes penitenciários. 

Agentes penitenciário de várias regiões do país também reagiram comentando na página oficial de Rachel no Facebook e no Canal do Youtube.

Veja algumas reações:

Vc foi muito infeliz em generalizar todos os agentes prisionais, laranja podre infelizmente tem em qualquer lugar ou profissão, existe muitos profissionais que dão duro dentro de penitenciárias insalubres, batendo de frente diariamente com bandidos que não respeitam ninguém, tbm somos vítimas de um estado que faz vista grossa pra nossa real situação, diariamente companheiros de farda estão tirando sua própria vida, doentes e largados…
- Fernando Glebson, de Minas Gerais

Senhora Rachel eu tinha até uma admiração pela senhora, por suas posições, seus comentários, mas dessa vez a senhora falou muita besteira. Vamos lá: a senhora já entrou alguma vez num presídio? Vivenciou a rotina o trabalho de algum agente penitenciário? Ou só tem sua opinião como tantos outros do ouvi dizer? Ou assitiu a serie te televisão? A senhora já ouviu falar de drones que fazem entregas de drogas, armas, celulares. A senhora já ouviu dizer que há unidades prisionais com mais de 2, 3 mil presos e apenas 10, 12 guerreiros de plantão? A senhora sabia que devido ao pessimo salário que os agentes penitenciários recebem eles tem que passar a maioria dos dias do mês trabalhando para conseguir um pouco mais de dinheiro?

- Joao Moreira, da Paraíba

As declarações da jornalista não condizem com a realidade e desinforma a população.
- Maycon Alfaia, Rondônia


No Pará não tem agentes penitenciários de carreia. Lá são contratados pelo estado. Sou agente penitenciário em campina grande, Paraíba. Trabalhamos em uma situação precária, mas com dignidade e seriedade. Não culpe uma categoria tão sofrida e aguerrida. Temos sim, infelizmente, pessoas de má índole, mas são uma parte infima da categoria, como em qualquer profissão. Respeite os agentes penitenciários


- Elvis Turibio, Pará

VEJA O VÍDEO DA JORNALISTA


NOTA DE REPÚDIO DO SINGEPERON:

Nós, agentes penitenciários do Estado de Rondônia, fazemos parte de uma grande família, de mais de 100 mil servidores penitenciários no Brasil. As declarações da jornalista Rachel Sheherazade, no vídeo intitulado “Monstros contra Monstros”, quando afirma que há “armas e drogas circulando sob o nariz e olhar do Estado e com a conivência dos agentes prisionais”, e que “cadeias são um antro de criminosos dos dois lados das celas”, feriram toda a classe, por generalizar e não considerar os servidores que trabalham com dignidade para manter a ordem nos presídios e a segurança da sociedade.

A Federação Nacional, a Fenaspen, já emitiu nota (confira abaixo) repudiando as declarações da jornalista, e o Singeperon, juntamente sindicatos de outros estados, está incentivando os filiados a se manifestarem nas redes sociais, com críticas que não transmitam ódio, e sim indignação. Deixando claro que não somos criminosos como ela disse, e sim trabalhadores que arriscam a vida no cárcere para combater o braço do crime organizado que se movimenta nos estabelecimentos prisionais.

As manifestações já estão acontecendo pelo Twitter https://twitter.com/RachelSherazade citando @RachelSherazade, na fan pagehttps://www.facebook.com/rache... ou diretamente está postado o vídeo no YouTube https://youtu.be/Ppt9vSkGA04.

Também é importante negativarmos clicando em “Não gostei" e denunciarmos o vídeo no YouTube clicando em “Denunciar”, que aparece ao lado “Salvar” à direita da tela. Escolha a opção “Conteúdo de incitação ao ódio ou abusivo” e em seguida o item “Estimula ódio ou violência”. Depois acrescente o comentário criticando a jornalista, informando o tempo do vídeo em que ela acusa os agentes.

A jornalista Rachel Sheherazade também pode vir a responder judicialmente pelas declarações. Medidas jurídicas já estão sendo tomadas na esfera nacional.

Daihane Gomes

Presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Rondônia (Singeperon)

NOTA DE REPÚDIO DA FENASPEN

A Federação Nacional Sindical dos Servidores do Sistema Penitenciário (Fenaspen) vem a público para rebater as declarações da jornalista Raquel Sheherazade, feitas ao tratar do massacre ocorrido no Centro de Recuperação Regional de Altamira, no Pará. A carnificina promovida na última segunda-feira (29) por alguns detentos causou a morte de mais de 60 presos. 

Em vídeo veiculado em seu canal no Youtube na terça-feira (30), sob o título Monstros contra Monstros, Sheherazade taxou todos os trabalhadores penitenciários de “corruptos”, por supostamente facilitarem a entrada de objetos ilícitos nas unidades prisionais, o que teria resultado no massacre.

A FENASPEN acredita que, de forma desrespeitosa e generalizada, a jornalista caluniou toda a categoria.

Na opinião da Federação, essas declarações são uma afronta escancarada aos agentes penitenciários, do Pará e de todo o Brasil, que trabalham de forma honrada, honesta e heróica, e que tem o compromisso de combater inúmeros atos ilícitos cometidos dentro do Sistema Penitenciário.

Os agentes penitenciários trabalham contra a criminalidade e tem todo tipo de obstáculos a vencer, entre eles a superpopulação carcerária, a falta de condições de trabalho, de reconhecimento jurídico e o desrespeito por parte da população e de um setor da própria imprensa, que insiste em nos tratar como “monstros” e “corruptos”.

É preciso reforçar que o combate à entrada de objetos ilícitos nas penitenciárias é constantemente realizada pelos agentes penitenciários, tanto em fiscalizações quanto em operações. Porém, a falta de efetivo na vigilância interna e a ausência de agentes penitenciários escalados para a guarda externa em diversos Estados prejudicam esse trabalho, o que atesta que a responsabilidade não é dos indivíduos que atuam como funcionários, mas da gestão das penitenciárias, seja ela pública ou privada.

Ao falar dos problemas do Sistema Penitenciário sem nenhum conhecimento do que realmente acontece dentro dos muros, Sherazade desconsidera a complexidade do cotidiano das unidades prisionais. Se ela pudesse vivenciar na prática o Sistema Penitenciário e entender o que é o real trabalho dos agentes, talvez começasse a valorizá-los.

O jornalista que sai do conforto da redação e das redes sociais e vai a campo buscar a informação é realmente raridade nos dias de hoje. Fica aqui portanto nosso convite e sugestão para Rachel Sheherazade. Conheça o sistema prisional por dentro!

Diante dessas declarações, que a Federação considera injustas, o Departamento Jurídico da entidade já está estuda como elaborar uma ação judicial que exija a retratação de Sheherazade

O exercício democrático da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão deve ser sempre preservado, mas ele precisa também ser acompanhado de responsabilidade, ética e, principalmente, de apuração dos fatos antes de um julgamento precipitado.

Dito isso é preciso lembrar que mesmo relegados a um segundo plano em relação a outros operadores da Segurança Pública, os agentes penitenciários são guerreiros, trabalhadores honestos e realizam uma atividade de custódia, ressocialização e reintegração dos presos, no cumprimento da lei de execução penal.

Parte da população, insuflada por vozes de formadores de opinião como Rachel Sheherazade, esquece que, para que sua segurança e sua tranquilidade sejam preservadas, alguém precisa fazer esse serviço. Esse é o trabalho dos agentes penitenciários.

Nesse sentido, parte da solução para muitos dos transtornos e problemas do Sistema Penitenciário passa pela criação da Polícia Penal, que aumentará ainda mais a responsabilidade dos agentes no combate à criminalidade e à violência.

A Fenaspen segue na luta para que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 372/2017) que trata do tema, já aprovada pelo Senado, seja ratificada pela Câmara dos Deputados e permita que, em definitivo, nossa atividade possa ser reconhecida e possamos continuar trabalhando em prol de toda a população brasileira.

Fernando Ferreira  Anunciação

Presidente da FENASPEN



Fale conosco